segunda-feira, 22 de outubro de 2012
MÚSICA: GILBERTO GIL, 70 ANOS!!
AO CONTRÁRIO DOS OUTROS SETENTÕES DO ANO (CAETANO E MILTON), GILBERTO GIL (26/06/1942) CELEBRA A DATA COM UM BELO PRESENTE PARA OS FÃS. GRAVADO AO VIVO NO TEATRO MUNICIPAL DO RIO, O CD/DVD 'CONCERTO DE CORDAS & MÁQUINAS DE RITMOS' APRESENTA UM BALANÇO DE SUA RICA HISTÓRIA MUSICAL -NUM PROJETO QUE MESCLA A BATIDA DE SUA BANDA AOS ARRANJOS GRANDIOSOS DE JACQUES MORELEBAUN, EXECUTADOS PELA ORQUESTRA PETROBRÁS SINFÔNICA SOB A REGÊNCIA DE CARLOS PRAZERES.
ENTRE AS MÚSICAS REVISITADAS PELO CANTOR ESTÃO 'ESTRELA', 'QUANTA', 'EU VIM DA BAHIA', 'EU DESCOBRI', 'FUTURÁVEL', 'PANIS ET CIRCENSIS' (PELA PRIMEIRA VEZ NA VOZ DO AUTOR), 'ANDAR COM FÉ' E 'DOMINGO NO PARQUE'. ALÉM DAS MÚSICAS DE SUA AUTORIA, O BAIANO ARRETADO INCLUIU CANÇÕES QUE HOMENAGEIAM NOMES COMO TOM JOBIM, LUIZ GONZAGA, CAYMMI E JIMMI HENDRIX.
MEU CANTOR BRASILEIRO FAVORITO, GIL É DONO DE UM MUSICALIDADE ADMIRÁVEL. O QUE DIZER DE CANÇÕES COMO 'SE EU QUISER FALAR COM DEUS', QUE ELE OFERECEU A ROBERTO CARLOS E, FELIZMENTE, GANHOU A INTERPRETAÇÃO DEFINITIVA DE ELIS REGINA. OU DA BELÍSSIMA 'A PAZ', CUJA LETRA ELE COMPÔS ENQUANTO O AUTOR DA MÚSICA, JOÃO DONATO, TIRAVA UMA SONECA?
UM DOS MAIS INTERNACIONAIS DE NOSSOS ARTISTAS, GIL INICIA NESTA TERÇA, 23/10, UMA TURNÊ PELOS ESTADOS UNIDOS E CANADÁ. A PRIMEIRA PARADA É LOS ANGELES, ONDE ELE CANTARÁ NO BELO WALT DISNEY CONCERT HALL, PROJETO DO ARQUITETO FRANK GEHRY. A ÚLTIMA SERÁ EM MONTREAL, NO DIA 23/11. ANTES, NO DIA 08/11, O BAIANO SOBE O PALCO DO VENERADO CARNEGIE HALL, EM NOVA YORK. PARA POUCOS E (MUITO) BONS, HEIN?
ALÉM DISSO, GIL ASSINA A TRADUÇÃO DAS CANÇÕES DE 'O REI LEÃO-O MUSICAL', COM ESTRÉIA PREVISTA PARA MARÇO DE 2013 NO TEATRO ABRIL, EM SÃO PAULO. ENTRE ELAS: 'CICLO DA VIDA/THE TREE OF LIFE', 'TERRA SECA/SHADOWLAND', 'ESTÁ EM SI/HE LIVES IN YOU' E 'DÁ PRÁ VER O AMOR AQUI/CAN YOU FEEL THE LOVE TONIGHT'. UMA PRODUÇÃO DE PESO QUE EXIGIA UM LETRISTA COMO ELE. É ESPERAR PARA VER!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário