quarta-feira, 17 de outubro de 2012

DIVA: JESSICA LANGE

NASCIDA EM MINNESOTA NO DIA 20/04/1949, JESSICA PHYLIS LANGE TRABALHAVA COMO MODELO EM NOVA YORK (DIVIDINDO APARTAMENTO COM JERRY HALL E GRACE JONES) QUANDO DINO DE LAURENTIS A CONVIDOU PARA 'KING KONG'. O ANO ERA 1976 E AS CRÍTICAS NEGATIVAS A DEIXARAM FORA DAS TELAS POR 3 ANOS. O RETORNO SE DARIA EM 'ALL THAT JAZZ'(1979), DE BOB FOSSE (MEU FILME MUSICAL FAVORITO), NO QUAL INTERPRETAVA UM IRRESISTÍVEL ANJO DA MORTE. EM 1981 FEZ 'THE POSTMAN ALWAYS RING TWICE', DE BOB RAFELSON -NO QUAL CONTRACENAVA COM JACK NICHOLSON.
EM 1983 LANGE FOI A PRIMEIRA ATRIZ, EM 40 ANOS, A TER DUAS INDICAÇÕES SIMULTÂNEAS AO OSCAR. LEVOU O OSCAR DE MELHOR ATRIZ COADJUVANTE POR 'TOOTSIE'. MERYL FICARIA COM O DE MELHOR ATRIZ, POR 'SOPHIE'S CHOICE', DE ALAN J PAKULA.
À SUA INDICAÇÃO AO OSCAR DE MELHOR ATRIZ POR 'FRANCES' SEGUIRAM-SE MUITAS OUTRAS:'COUNTRY / MINHA TERRA, MINHA VIDA' (1984), 'SWEET DREAMS/ UM SONHO, UMA LENDA'(1985), 'MUSIC BOX / MUITO MAIS QUE UM CRIME'(1989) E 'BLUE SKY'(1994) -O SOBERBO FILME DE TONY RICHARDSON QUE LHE DARIA, AFINAL, A ESTATUETA.
É CASADA DESDE 1982 COM O ATOR/ESCRITOR SAM SHEPARD -ELES SE CONHECERAM NO SET DE 'FRANCES'- COM QUEM TEVE DOIS FILHOS, HANNA E WALKER. A OUTRA FILHA É FRUTO DE UM RELACIONAMENTO ANTERIOR COM MIKHAIL BARYSHNIKOV.
UMA DAS MAIS TALENTOSAS ATRIZES DE UMA GERAÇÃO REPLETA DE TALENTOS, HÁ UMA HISTÓRIA QUE RETRATA BEM ISSO: MERYL STREEP IMPLOROU A KAREL REISZ, QUE A HAVIA DIRIGIDO NO BELÍSSIMO ' A MULHER DO TENENTE FRANCÊS' (OUTRO FAVORITO MEU), PELO PAPEL DA CANTORA COUNTRY PATSY CLINE EM 'SWEET DREAMS'. LANGE, CONTUDO, ERA A PRIMEIRA ESCOLHA DO DIRETOR. "EU NÃO CONSIGO IMAGINAR FAZENDO-A TÃO BEM OU MESMO PRÓXIMO AO QUE JESSICA FEZ. ELA ESTAVA MAGNIFÍCA!", ATESTOU MERYL. COMO SE VÊ, UMA ESCOLHA DE SOFIA PARA O DIRETOR, HEIN?
TAMBÉM ATUANTE NOS PALCOS E NA TV,A DIVA LOURA FEZ SEU DÉBUT NA BROADWAY EM 1991, INTERPRETANDO BLANCHE DUBOIS NA PEÇA DE TENNESSEEE WILLIAMS, JUNTO COM ALEC BALDWIN. ALGUNS CRÍTICOS CONSIDERARAM SUA PERFORMANCE UMA DAS MAIS REALÍSTICAS JÁ FEITAS. ESSE MESMO PAPEL LHE DARIA SEU PRIMEIRO EMMY, NUMA PRODUÇÃO PARA A TV DE 1995. AINDA NA TV FEZ O ACLAMADO 'NORMAL'(2008) PARA A HBO -NO FILME, TOM WILKINSON É UM HOMEM QUE REVELA PARA A MULHER A DECISÃO DE MUDAR DE SEXO. EM 2009, NUMA OUTRA PRODUÇÃO DA HBO, 'GREY GARDENS', GANHARIA OUTRO EMMY -A PARCERIA COM DREW BARRYMORE VIROU UMA AMIZADE TIPO MÃE/FILHA. EM 2011, ELA JUNTA-SE AO ELENCO DA SÉRIE DA FX, 'AMERICAN HORROR STORY'. OS ROTEIRISTAS, CLARO, INCREMENTARAM O QUE SERIA UM PAPEL SECUNDÁRIO E LANGE GANHA O 'PRIMETIME EMMY AWARD FOR OUTSTANDING SUPPORTING ACTREESS IN A MINISERIE OR A MOVIE' EM SETEMBRO ÚLTIMO.
COM INTERESSE TAMBÉM POR FOTOGRAFIA, JESSICA LANGE TEM DOIS LIVROS PUBLICADOS: '50 PHOTOGRAPHS' (2008) E 'IN MEXICO'(2010). AOS 63 ANOS, CONVIVE BEM COM O ENVELHECIMENTO: " ELES TAMBÉM VÃO PRECISAR DE GAROTAS COM MAIS IDADE...", ASSEGURA, BEM-HUMORADA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário