1. 'THE UNITED STATES VS BILLIE HOLIDAY' (2020)
DIRIGIDO POR LEE DANIELS (PRECIOUS), O FILME TEM ANDRA DAY NA INTERPRETAÇÃO INDICADA AO OSCAR DA CONTURBADA DIVA DO BLUES. A CENA EM QUE A CANTORA TESTEMUNHA O LINCHAMENTO DE UMA FAMÍLIA NEGRA É REVOLTANTE E INSPIRARIA A CANÇÃO-PROTESTO 'STRANGE FRUIT' - QUE DESENCADEOU A CRUZADA DO FBI CONTRA ELA, AFINAL PRESA PELO VÍCIO EM HEROÍNA. COM UMA VIDA SOFRIDA, BILLIE HOLIDAY MORRERIA AOS 44 ANOS.
2. 'ONE NIGHT IN MIAMI' (2020)
PRIMEIRO FILME DA PREMIADA ATRIZ REGINA KING, O FILME RETRATA UMA REUNIÃO FICTÍCIA ENTRE OS ÍCONES MUHAMMAD ALI, MALCOLM X, SAM COOK AND JIM BROWN. NUM MOTEL QUE ACEITA NEGROS, ELES SE REÚNEM E DISCUTEM SEUS PAPÉIS NA LUTA PELOS DIREITOS CIVIS E NA REVOLUÇÃO CULTURAL DOS ANOS 60.
A CENA EM QUE O ASTRO DO FUTEBOL BROWN É IMPEDIDO DE ENTRAR NA CASA DO SEU MENTOR POR SER NEGRO É PUNGENTE: ELE É RECEBIDO NA VARANDA!
3. 'THE GREENBOOK' ( 2018)
DIRIGIDO POR PETER FARELLY (THERE'S SOMETHING ABOUT MARY), O FILME GANHADOR DO OSCAR JÁ REVELA O ABSURDO PRECONCEITO RACIAL NO TÍTULO: O LIVRO VERDE É UM GUIA DE VIAGENS COM INDICAÇÕES DE LOCAIS QUE ACEITAM NEGROS!
NARRA A CORAJOSA TURNÊ DE DON SHIRLEY (MAHERSHALA ALI), PIANISTA DE RENOME MUNDIAL, PELO SUL DOS EUA EM 1962 - ESCOLTADO PELO MOTORISTA E GUARDA-COSTAS VIVIDO POR VIGGO MORTENSEN.
NUMA CENA, O PIANISTA É PRESO AO FAZER SEXO NUM BANHEIRO PÚBLICO COM OUTRO HOMEM - E BRANCO! CABE AO DEDICADO MOTORISTA O LIVRAR DESSA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário