COMO SE ESQUECER DA 'TIETA DO AGRESTE' QUE INTERPRETOU NA NOVELA GLOBAL? UM DOS MAIS SIGNIFICATIVOS MOMENTOS DA HISTÓRIA DA TV BRASILEIRA , OFUSCARIA ATÉ SÔNIA BRAGA (VER DIVA DO BRASIL/NOV'16), QUE FEZ O PAPEL NA VERSÃO CINEMATOGRÁFICA DO LIVRO DE JORGE AMADO.
NASCIDA NO RIO DE JANEIRO HÁ 77 ANOS, A ATRIZ FEZ SUCESSO NO TEATRO DE REVISTA, NO TEATRO DRAMÁTICO, NA TELEVISÃO E NO CINEMA. SÃO MEMORÁVEIS OS DESEMPENHOS EM FILMES COMO "A ESTRELA SOBE"(1974), DE BRUNO BARRETO, E EM "ROMANCE DA EMPREGADA"(1986), PREMIADO FILME DE BRUNO BARRETO.
SUA PERFORMANCE MAIS CELEBRADA, CONTUDO, FOI EM "BYE, BYE, BRASIL"(1980) DE CACÁ DIEGUES, UM DOS MAIS PROFUNDOS ESTUDOS SOBRE A REALIDADE DA NAÇÃO - E AINDA HOJE, BASTANTE ATUAL.
COM UMA POSTURA DE VANGUARDA, A DIVA AVESSA À RÓTULOS É UMA MULHER DE AMORES INTENSOS QUE SEMPRE DESAFIOU PRECONCEITOS E MENTES TACANHAS. A IDADE E O DESPOJAMENTO JAMAIS LHE ALTERARAM A DIGNIDADE. COMO NO SÓRDIDO EPISÓDIO DAS CRÍTICAS AO FATO DE ELA USAR BIQUINI NA PRAIA...
TAMBÉM CONSIDERA RIDÍCULO O "MODISMO DENUNCISTA DOS ASSÉDIOS SEXUAIS SUPOSTAMENTE SOFRIDOS, E TARDIAMENTE DELATADOS, POR ATRIZES À CATA DE HOLOFOTES", EM SINCRONIA COM AS ATRIZES FRANCESAS, COMO CATHERINE DENEUVE.
DONA DE UMA PERSONALIDADE FORTE, NÃO DEIXA TRANSPARECER O INCÔMODO QUE LHE É CAUSADO PELA INCURÁVEL ARTRITE REUMATÓIDE. LINDA E SENHORA DE SI, SEGUE FIRME EM SUA INABALÁVEL DETERMINAÇÃO DE VIVER EM TODA SUA GRAÇA E PLENITUDE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário