segunda-feira, 13 de março de 2017

HOMOFOBIA: CASOS DANDARA E ÉRIKA | PELA CRIMINALIZAÇÃO DA HOMO E TRANSFOBIAS JÁ!

O VIDEO MOSTRANDO A EXECUÇÃO BÁRBARA DA TRAVESTI DANDARA FERREIRA DOS SANTOS, 42 CAUSOU COMOÇÃO INTERNACIONAL E TROUXE À TONA A URGÊNCIA COM QUE A QUESTÃO DA CRIMINALIZAÇÃO DA HOMOFOBIA E TRANSFOBIA DEVE SER TRATADA.
A BARBÁRIE OCORREU NO DIA 15/02, NO BAIRRO BOM JARDIM MAS SÓ GANHOU VISIBILIDADE COM A DIVULGAÇÃO DAS IMAGENS NAS REDES SOCIAIS. OS PROTESTOS GANHARAM O MUNDO. AS CENAS SÃO REVOLTANTES: A TRAVESTI É VÍTIMA DE CHUTES, E BATIDAS COM UMA TÁBUA. FERIDA E JOGADA NO CHÃO, É FORÇADA A SUBIR NUM CARRINHO DE MÃO. O AUTOR DO VÍDEO COMENTA EM TOM PEJORATIVO QUE "A MUNDIÇA USA CALCINHA". O PIOR AINDA ESTARIA POR VIR: ELA SEGUE SENDO ESPANCADA E É MORTA À BALA!
NO DIA 12/02, A VÍTIMA FORA A TRAVESTI ÉRIKA IZIDÓRIO, QUE SEGUE INTERNADA NO INSTITUTO DR. JOSÉ FROTA. TRÊS ANOS ANTES, A TRAVESTI DORA RAQUEL ACIOLY LEVOU UM TIRO À QUEIMA-ROUPA QUE A DEIXOU HOSPITALIZADA POR 45 DIAS: "ESTAVA EM FRENTE DA MINHA CASA E UM MOTOCICLISTA ATIROU EM MIM DE SURPRESA", ATESTA ELA, QUE PARTICIPOU DA MANIFESTAÇÃO POR JUSTIÇA QUE OCORREU SEXTA PASSADA, 10/03, NA PRAÇA LUIZA TÁVORA.
DE IMEDIATO O GOVERNADOR CAMILO SANTANA ASSINOU TRÊS DECRETOS QUE ERAM ANTIGAS REIVINDICAÇÕES DO MOVIMENTO LGBT: A PERMISSÃO PARA TRANSEXUAIS TEREM SEU NOME SOCIAL RESPEITADO PELOS SERVIÇOS PÚBLICOS; O ATENDIMENTO DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS NAS DELEGACIAS DA MULHER E A INCLUSÃO DE REPRESENTANTES LGBT NOS CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE DEFESA SOCIAL (CCDS).
A INCLUSÃO DO NOME SOCIAL NOS BOLETINS DE OCORRÊNCIA DAS DELEGACIAS VAI PERMITIR UMA CONSTATAÇÃO BÁSICA NO COMBATE À HOMOFOBIA: QUANTIFICAR OS CASOS DE VIOLÊNCIA, ALGO QUE OS ATUAIS B.O.s NÃO CONTEMPLAM.
O QUE SE QUER, COMO BEM ESCREVEU O JORNALISTA ÉMERSON MARANHÃO, EM SUA COLUNA CENA G DO JORNAL O POVO," É QUE OS GOVERNOS SE COMPROMETAM A ENXERGAR AQUELES A QUEM SE ESFORÇAM PARA TORNAR INVISÍVEIS. COMO INVISÍVEL DANDARA FOI, MESMO DEPOIS DE SEU SACRIFÍCIO, DURANTE SUA VIDA E POR LONGOS QUINZE DIAS DEPOIS DE MORTA."

Nenhum comentário:

Postar um comentário