quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

MÚSICA: AS BELAS E POSSANTES VOZES DE ADELE E LADY GAGA EMBALARAM 2016

LANÇADO NO FINAL DE 2015, '25', O ESPERADO SEGUNDO ÁLBUM DA CANTORA ADELE, ATINGIU A CIFRA DE 60 MILHÕES DE CÓPIAS VENDIDAS EM APENAS DOIS MESES - PARA EFEITO COMPARATIVO, SEU DISCO DE ESTRÉIA, '21', DE 2011, VENDEU 30 MILHÕES.
UMA ODE À DERROCADA DO AMOR INCONDICIONAL EM SUA VOZ ROUCA, DESESPERADA E ABSOLUTAMENTE SEGURA, O DISCO CONQUISTOU O MUNDO. E, COMO QUE A JUSTIFICAR SUAS LETRAS, ELA CAIU EM DEPRESSÃO E SE AFASTOU DO SHOW BUSINESS APÓS UMA TURNÊ PELA EUROPA E EUA. TUDO INDICAVA QUE IRIA PERMANECER COMO UMA DIVA DE UM DISCO SÓ.
'25' VEIO PROVAR QUE NÃO. ALÉM DE VOLTAR A TRABALHAR COM PRODUTORES E MÚSICOS COMO RYAN TEDDER E PAUL EPWORTH, A INGLESA CONVOCOU ASTROS POP COMO BRUNO MARS E MAX MARTIN PARA ELABORAR UM REPERTÓRIO DE CANÇÕES INTENSAS E RESIGNADAS.
MÚSICAS COMO 'HELLO', 'WATER UNDER THE BRIDGE', 'I FEEL LIKE MY LIFE IS FLASHING BY' OU 'MILLION YEARS AGO', COM LETRAS MARCADAS PELO DESENCANTO E NOSTALGIA, REAFIRMAM SUA POSIÇÃO COMO UMA DAS MELHORES CANTORAS DA ATUALIDADE - COM O SUPREMO DIFERENCIAL DE TAMBÉM COMPOR.
A OUTRA BELA VOZ QUE EMBALOU 2016 FOI A DE LADY GAGA. NA FESTA DO OSCAR, ELA ROUBOU A CENA COM UMA APRESENTAÇÃO EMOCIONANTE DE 'TIL IT HAPPENS TO YOU' - COMO JÁ HAVIA ROUBADO NO ANO ANTERIOR, NA CELEBRAÇÃO DOS 50 ANOS DE 'A NOVIÇA REBELDE'. ANTES, JÁ HAVIA GANHADO SEU PRIMEIRO GLOBO DE OURO COMO ATRIZ, POR SUA PARTICIPAÇÃO NA SÉRIE 'AMERICAN HORROR STORY'.
O LANÇAMENTO DO ÁLBUM 'JOANNE' VEM CONSOLIDÁ-LA NO POSTO DE MELHOR VOZ DA ATUALIDADE DO LADO DE CÁ DO ATLÂNTICO. DEIXANDO DE LADO O ELECTROPOP E OS FIGURINOS EXTRAVAGANTES, A NOVA-IORQUINA SURGE MAIS COUNTRY E SOUL. 'PERFECT ILLUSION', A FAIXA DE TRABALHO INICIAL PECAVA PELA REPETIÇÃO ABSURDA, QUASE IRRITANTE, DO REFRÃO. UM MANTRA? 'MILLION REASONS' JÁ VALORIZA MAIS SEU POTENCIAL VOCAL.
EM SEU QUINTO ÁLBUM, A CANTORA/COMPOSITORA/ATRIZ SE MOSTRA MAIS CONTIDA, COM ARRANJOS MAIS DELICADOS E RICOS, QUE NÃO CONSEGUEM CONTER SEU VOZEIRÃO ARREBATADOR. ADORO 'ANGEL DOWN', 'JUST ANOTHER DAY' E 'SINNER'S PRAYER'. 'HEY GIRL', QUE CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE OUTRA VOZ PRECIOSA, DA FLORENCE WELCH, É MÚSICA DE MENOS PARA VOZES TÃO ESPECIAIS. JÁ 'JOANNE', A BELA MÚSICA QUE DÁ TÍTULO AO DISCO, É UMA HOMENAGEM À UMA TIA FALECIDA... ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário