terça-feira, 18 de julho de 2017

DIVA: "O NOME DELA É GAL" | HBO CELEBRA 50 ANOS DE CARREIRA DA DIVA BAIANA

DIVA: "HER NAMES IS GAL" | HBO CELEBRATES BRAZILIAN MOST BEAUTIFUL VOICE
PARA CELEBRAR OS 70 ANOS DE VIDA E 50 DE CARREIRA DA DIVA BAIANA (VER DIVA/JAN'12), A HBO PRODUZIU UM BELÍSSIMO DOCUMENTÁRIO:"O NOME DELA É GAL". DIVIDIDO EM QUATRO PARTES, QUE FORAM AO AR ENTRE JUNHO E JULHO, O ESPECIAL FAZ UM APANHADO GERAL DA VITORIOSA E LONGEVA CARREIRA DE NOSSA MELHOR CANTORA.
NO INÍCIO MARIA DAS GRAÇAS ERA UMA CANTORA CONHECIDA COMO 'JOÃO GILBERTO DE SAIAS' - E FOI A MÚTUA ADORAÇÃO PELO RECLUSO CANTOR/COMPOSITOR QUE APROXIMOU GAL E CAETANO, APRESENTADOS POR AMIGOS EM COMUM. TEMPOS DEPOIS, ELA CONHECE O ÍDOLO, QUE PEDE PARA QUE ELA CANTE ALGUMAS MÚSICAS AO VIOLÃO. AO FINAL, APÓS UM SILÊNCIO APREENSIVO DURANTE AS APRESENTAÇÕES, O PAI DA BOSSA NOVA DEU SEU VEREDITO : "VOCÊ É A MAIOR CANTORA DESSE PAÍS!"
UMA GERAÇÃO ABENÇOADA ESSA: LOGO GAL, CAETANO, BETHÂNIA E GIL DEIXAM SALVADOR E VÃO TENTAR A SORTE NO RIO. O PRIMEIRO DISCO ELA FEZ COM CAETANO: O EMBLEMÁTICO 'DOMINGO'. GILÓ E GAÚCHA, A DUPLA FORMADA POR GAL E GIL MOSTRA-SE DETERMINANTE NO NOVO APPROACH VOCAL DA CANTORA - QUE PEDE UM ARRANJO MAIS INTENSO PARA 'DIVINO MARAVILHOSO'. ELA, QUE CANTAVA COM A VOZ CONTIDA, SOLTA O VOZEIRÃO NUMA PEGADA ROQUEIRA QUE DIVIDIU A PLATÉIA DO FESTIVAL DA CANÇÃO ENTRE VAIAS E APLAUSOS. OUTRO ACERTO DA DUPLA FOI O ÁLBUM 'ÍNDIA' - UMA PÉROLA MUSICAL PRODUZIDA POR GIL QUE TEVE A CAPA CENSURADA.
GAL, A HIPPIE DESCABELADA, SEGUROU A ONDA QUANDO GIL E CAETANO FORAM EXILADOS EM LONDRES. CONHECE ENTÃO O PRODUTOR GUILHERME ARAÚJO, QUE VAI TORNÁ-LA UM SÍMBOLO SEXUAL COM ÁLBUNS COMO 'FA-TAL' - QUE VIROU UM SHOW MEMORÁVEL QUE PERMANECEU MESES EM CARTAZ.
COUBE A BETHÂNIA REUNIR OS AMIGOS NOVAMENTE, A PARTIR DE UM SONHO PREMONITÓRIO DA DIVA DOS PÉS DESCALÇOS (VER DIVA/FEV'15). NASCIA ASSIM OS 'DOCES BÁRBAROS', NOME CRIADO POR CAETANO FAZENDO ONDA COM A CRÍTICA QUE OS DENOMINARA DE 'BAIHUNOS'. GIL E CAETANO FIZERAM AS CANÇÕES E O RESULTADO VIROU HISTÓRIA.
A MESMA BETHÂNIA QUE, EM BELO DEPOIMENTO, RESSENTE-SE DA DISTÂNCIA QUE SE INTERPÔS ENTRE ELES. ELA HÁ ANOS NÃO ENCONTRA-SE COM GAL, QUE LHE TELEFONOU POR OCASIÃO DA MORTE DE DONA CANÔ, NO NATAL DE 2012. E CELEBRA O SUCESSO DOS QUATRO, COMO GRUPO E TAMBÉM INDIVIDUALMENTE.
NOUTRO MOMENTO GAL FALA DO DESAFIO DE FAZER 'O SORRISO DO GATO DE ALICE', APÓS A PERDA DE SUA MÃE. CHAMA GERALD THOMAS PARA DIRIGI-LA E, LITERALMENTE, PEITA OS MUITOS DESAFETOS DO POLÊMICO DIRETOR. CONSOLIDADA COMO NOSSA MELHOR CANTORA, DONA DE UMA VOZ SINGULAR, GAL LANÇA TRABALHOS FOCADOS NOS GRANDES INTERPRÉTES: CAYMMI, LUPISCÍNIO, CAETANO, CHICO...
EM 2009, CAETANO LHE PROPÕE UM TRABALHO EXPERIMENTAL E ELA, CLARO, DEIXA-SE CONDUZIR PELO AMIGO. O RESULTADO, SUCESSO DE PÚBLICO E CRÍTICA, É O ÁLBUM 'RECANTO' - QUE REVITALIZA A CARREIRA DA CANTORA. APÓS A HABITUAL PAUSA APÓS A VITORIOSA TURNÊ, GAL DECIDE LANÇAR UM ÁLBUM COM COMPOSITORES NOVOS. OS EMOCIONANTES DEPOIMENTOS COLHIDOS COM ESSES ARTISTAS SÃO UM TRIBUTO À EXCELÊNCIA MUSICAL DE GAL. O RESULTADO É OUTRO SUCESSO: 'ESTRATOSFÉRICA"(2015), SEU 36o TRABALHO DE ESTÚDIO, CONSOLIDOU E AMPLIOU SUA LEGIÃO DE FÃS.
AS CENAS FINAIS DE "O NOME DELA É GAL' MOSTRAM OS BASTIDORES DA ESTRÉIA DO ESPETÁCULO NO RIO. NERVOSA PORQUE CAETANO ESTARÁ NA PLATÉIA, ELA SURGE LINDA E ELEGANTE NUM VESTIDO FLORAL CHEIO DE BABADOS, E POSICIONA-SE NO PALCO. A CORTINA SE ABRE E A MAGIA SE REFAZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário