terça-feira, 21 de janeiro de 2014

ORGULHO GAY: O PERDÃO TARDIO DE ALAN TURING

EM 24/12 PASSADO, A RAINHA ELIZABETH II PERDOOU ALAN TURING DA CONDENAÇÃO POR PRÁTICA HOMOSSEXUAL QUE O LEVARIA À MORTE PRECOCE EM 1954, AOS 41 ANOS. MATEMÁTICO, CRIPTÓGRAFO, QUÍMICO E CIENTISTA, TURING IDEALIZOU, EM 1936, A CHAMADA MÁQUINA DE TURING -BASEADA NO CONCEITO DE ALGORITMO E PASSÍVEL DE PROGRAMAÇÃO. NÃO POR ACASO, ELE É CONSIDERADO O PAI DA COMPUTAÇÃO MODERNA. TAMBÉM FOI O RESPONSÁVEL POR DECIFRAR O ENIGMA, O CÓDIGO NAZISTA, QUE PERMITIU A ANTECIPAÇÃO DA VITÓRIA ALIADA NA SEGUNDA GUERRA.
ESSE GÊNIO ERA GAY E, PARA O GOVERNO BRITÂNICO, HAVIA RISCO DE SEGREDOS SEREM VAZADOS PARA SEDUTORES ESPIÕES SOVIÉTICOS - SUA VIDA PARTICULAR ERA, ENTÃO, MONITORADA. EM 1952, TURING FOI CONDENADO E DESTITUÍDO DE SEU POSTO NO BLETCHEY PARK, O CENTRO INGLÊS DE DECODIFICAÇÃO -ATÉ 1967, A HOMOSSEXUALIDADE ERA ILEGAL NO REINO UNIDO! DECIDIDO A NÃO IR PARA A PRISÃO, ELE OPTOU PELA CASTRAÇÃO QUÍMICA - COM INJEÇÕES DE HORMÔNIOS FEMININOS. HUMILHADO E EMASCULADO, ELE TERIA SE SUICIDADO COMENDO UMA MAÇA IMPREGNADA DE CIANETO, NUMA REFERÊNCIA AO SEU FILME FAVORITO, O DESENHO DA DISNEY 'BRANCA DE NEVE'. DESSA VERSÃO, VIRIA O BOATO DE QUE O SÍMBOLO DA APPLE SERIA UMA JUSTÍSSIMA HOMENAGEM À ELE E À NEWTON, DOIS ÍDOLOS DE STEVE JOBS. CONTUDO, ESTUDIOSOS CONCLUÍRAM QUE O ENVENENAMENTO SE DEVEU A REMÉDIOS QUE ELE TOMAVA.
O PERDÃO DO MATEMÁTICO COROOU O ESFORÇO DE CIENTISTAS DE PESO COMO STEPHEN HAWKING, QUE SE DESDOBRARAM NUMA CAMPANHA PARA ALCANÇAR ESSA REPARAÇÃO HISTÓRICA. PAUL NURSE, PRESIDENTE DA ROYAL SOCIETY, DECLAROU QUE A PERSEGUIÇÃO A ELE "FOI TRÁGICA" E O PERDÃO PERMITIRÁ "FOCAR APENAS O SEU LEGADO". UMA VIDA TÃO EXTRAORDINÁRIA NÃO PASSARIA DESPERCEBIDA POR HOLLYWOOD -UM FUTURO FILME TERÁ BENEDICT CUMBERBATCH NA PELE DE ALAN TURING.

Nenhum comentário:

Postar um comentário