sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

HOMOAFETIVIDADE: DA IMPORTÂNCIA DO OLHAR

DOIS FILMES FRANCESES ILUSTRAM BEM A IMPORTÂNCIA DA TROCA DE OLHARES NO DESENCADEAMENTO DE UM PAIXÃO. TRATA-SE DE UM TROCA DE OLHARES ESPECIAL, DEFINIDA MAGISTRALMENTE POR JAMES BALDWIN EM SEU ROMANCE 'MAURICE':"GIOVANNI ME ENCAROU E ISSO ME FEZ SENTIR QUE NINGUÉM, EM TODA A MINHA VIDA ANTERIOR, HAVIA OLHADO DIRETAMENTE PARA MIM" (VER LIVRO). É DISSO QUE SE TRATA! AMBOS OS FILMES FALAM DE PAIXÕES IRREMEDIAVÉIS -NUM CASO ENVOLVENDO DOIS ESTUDANTES; NO OUTRO, DOIS HOMENS MADUROS -UM DELES CASADO E PAI DE UM RAPAZ DE 16 ANOS...
FILME DE 2002 DIRIGIDO POR FABRICE OURICOURI, 'À CAUSE D'UN GARÇON/YOU'LL GET OVER IT' NARRA A HISTÓRIA DE VINCENT MOLINA (JULIEN BAUMGARTNER) ,17 ANOS, FILHO PRODÍGIO, ÓTIMO ALUNO E CAMPEÃO DE NATAÇÃO QUE, CONTUDO, ESCONDE SUA SEXULIDADE -INCLUSIVE DA NAMORADA (JULIA MACAVAL) E DO MELHOR AMIGO (FRANÇOIS COMAR).
É QUANDO SEU OLHAR CRUZA COM O DE UM ALUNO NOVATO, BENJAMIN (JÉRÉMIE ELKAIM), QUE FORA EXPULSO DA ANTIGA ESCOLA POR CONTA DE UMA PAIXÃO POR OUTRO RAPAZ. AO SEREM VISTOS JUNTOS, UMA PIXAÇÃO NA ESCOLA REVELA A VERDADE QUE MOLINA NÃO PRETENDE MAIS ESCONDER. FAMÍLIA, AMIZADE, PRECONCEITO, ACEITAÇÃO NUMA BELA HISTÓRIA DE AMOR...
'AUTOPSY' É UM TELEFILME DE 2007 DIRIGIDO POR JÊRÔME ANGER QUE CONTA A HISTÓRIA DE ÉRIC MERCARDIER ( STÉPHANE FREISS), 45 ANOS, COMANDANTE DA POLÍCIA EM LYON, CASADO COM ANNE, 40, PSICÓLOGA, E PAI DE UM ADOLESCENTE REBELDE. SUA VIDA MUDA DE RUMO QUANDO, DURANTE UMA AUTÓPSIA, SEU OLHAR SE CRUZA COM O DO NOVO MÉDICO LEGISTA, EMMANUEL RIVIÈRE (THIERRY NEUVIC).
A PAIXÃO É ARREBATADORA E ELE SAI DE CASA AO SER INTERPELADO PELA ESPOSA -QUE, NUMA CENA MEMORÁVEL, VAI ENCONTRAR-SE COM O HOMEM QUE LHE ROUBOU O MARIDO. ELE LIBERA UM CORPO E PERGUNTA SE ELA É DA FAMÍLIA. "SOU DA FAMÍLIA QUE VOCÊ DESTRUIU", ELA DIZ, ENFATIZANDO QUE PRECISAVA CONHECÊ-LO. LINDO E CHARMOSO, ELA DIZ, RESIGNADA; "AGORA EU COMPREENDO", AO QUE O BONITÃO RETRUCA: "EU AINDA NÃO!" ÉRIC, POR SINAL, É OUTRO TIPÃO - COM O IRRESISTÍVEL CHARME GRISALHO À LA DR. HOUSE. UM BELO E TOCANTE FILME COM UM FINAL SURPREENDENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário