segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

VIVÊNCIA: JEAN WILLYS

O PRIMEIRO HOMOSSEXUAL ASSUMIDO DO PARLAMENTO BRASILEIRO, JEAN WILLYS (PSOL-RJ), TEM SE ENFRENTADO COM A BANCADA EVANGÉLICA -SEU MAIOR ADVERSÁRIO É O PASTOR SILAS MALAFRAIA. UM DOS FOCOS DA TENSÃO FOI O PROJETO DE LEI 122, QUE TORNA O CRIME DE HOMOFOBIA TÃO GRAVE QUANTO O RACISMO. OUTRO FOCO É O PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO 234/2011, PROPOSTO PELO DEPUTADO JOÃO CAMPOS (PSDB-GO), PARA DERRUBAR RESOLUÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA QUE PROÍBE PSICÓLOGOS DE PROPOREM UMA 'CURA GAY'-UM ABSURDO RETROCESSO EM PLENO SÉC. XXI. O VÍDEO DA AUDIÊNCIA COM OS TRECHOS EM QUE JEAN SE PRONUNCIA JÁ TEM QUASE 600 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES NO YOU TUBE!
O CONGRESSO NACIONAL NÃO É UM CAMPO TOTALMENTE ÁRIDO ÀS CAUSAS DAS MINORIAS. COMISSÕES COMO A DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO NO SENADO, AINDA QUE NÃO SEJAM AS MAIS DISPUTADAS, SÃO PROVA DISSO. O DEPUTADO FEDERAL FEZ A DIFERENÇA AO OCUPAR UM ESPAÇO EM DEFESA VEEMENTE DOS LGBTT, QUE ERA CONSIDERADO UM TABU ENTRE SEUS PARES.
PROFESSOR UNIVERSITÁRIO E DONO DE UMA RETÓRICA QUE DESTOA EM MEIO À MASSA DE CONGRESSISTAS, JEAN É UM ALENTO NÃO APENAS PARA A COMUNIDADE GAY. SEU TRABALHO GANHOU DESTAQUE E VISIBILIDADE NO MEIO POLÍTICO: ELE CONSEGUIU AGLUTINAR UM ELEITORADO DIFUSO, DE MATIZES IDEOLÓGICAS E PARTIDÁRIAS DIFERENTES QUE SE JUNTAM AO REDOR DE UMA BANDEIRA QUE, COMO SE VÊ, PRECISA SER CONSTANTEMENTE DESFRALDADA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário