quarta-feira, 26 de outubro de 2011

MÚSICA: NICO MUHLY





UM COMPOSITOR NORTE-AMERICANO DE 30 ANOS COM VISUAL DE ASTRO POP É A NOVA ESTRELA DA MÚSICA ERUDITA. SUA ÚLTIMA ÓPERA, 'TWO BOYS', GANHOU UMA PROPAGANDA VIRAL NO YOU TUBE ASSISTIDA POR MAIS DE 1,25 MILHÃO DE PESSOAS. NO FILME, UM SUJEITO PERAMBULA PELAS RUAS E PRAÇAS DO CENTRO DE LONDRES PERGUNTANDO, PATETICAMENTE, SE AS PESSOAS QUEREM SER SUAS AMIGAS...

O LIBRETO, ESCRITO PELO TAMBÉM NORTE-AMERICANO CRAIG LUCAS, CONTA A HISTÓRIA DE UM CRIME REAL GERADO PELA RELAÇÃO VIRTUAL ENTRE OS TAIS GAROTOS. UM DELES ACREDITA QUE ESTÁ SE MASTURBANDO ON LINE PARA UMA GAROTA GOSTOSA E ... -UM TEMA QUE ESTÁ LONGE DO QUE A MAIORIA TENDE A ACHAR APROPRIADO PARA UMA ÓPERA E QUE DIVIDIU A CRÍTICA INGLESA. EMBORA O ARGUMENTO SEJA UM DOS MAIS TRADICIONAIS DO UNIVERSO OPERÍSTICO: VIDE 'COSI FAN TUTTE', DE MOZART; 'FIDELIO', DE BEETHOVEN ; OU 'O BARBEIRO DE SEVILHA', DE ROSSINI. EM COMUM, O MOTE DA IDENTIDADE FALSA PARA CONQUISTAR ALGUÉM.

O JOVEM COMPOSITOR, CELEBRADO PELA NEW YORKER COMO 'THE REAL DEAL', ESTRÉIA SUA SEGUNDA ÓPERA EM NOVEMBRO ('DARK SISTERS') E LANÇA NO MERCADO INTERNACIONAL O ELOGIADO CD 'SEEING IS BELIEVING'. EM QUATRO PEÇAS, MUHLY BUSCA INSPIRAÇÃO NO PASSADO (NO CASO, A MÚSICA DO PERÍODO ELIZABETANO -DELICADA, ELEGANTE, DIÁFANA...) PARA CRIAR ALGO INEQUIVOCAMENTE NOVO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário