segunda-feira, 31 de outubro de 2011

ASTRO: DANIEL DAY-LEWIS









UM ATOR CUJA INTENSIDADE NA TELA SÓ É RIVALIZADA PELA SUA INTENSIDADE FORA DELA, DANIEL DAY-LEWIS É UM DOS MAIS ACLAMADOS E MENOS COMPREENDIDOS INTERPRÉTES DE SUA GERAÇÃO. AS HISTÓRIAS ENVOLVENDO SUA COMPLETA IMERSÃO NOS PAPÉIS QUE ACEITA FAZER SÃO LEGENDÁRIAS - E VÃO DA SUA INSISTÊNCIA EM PERMANECER NA CADEIRA DE RODAS NOS INTERVALOS DAS FILMAGENS DE 'MEU PÉ ESQUERDO' À RECUSA EM ACEITAR CIGARROS INDUSTRIALIZADOS E OPTAR POR ENROLAR SEU PRÓPRIO CIGARRO, BEM NO ESTILO DO SÉC XIX, DURANTE AS FILMAGENS DE 'O ÚLTIMO DOS MOICANOS'.

FILHO DE ATRIZ E DE UM POETA, DAY-LEWIS NASCEU EM LONDRES EM 29/04/1957 E ESTREOU EM UMA PEQUENA PARTICIPAÇÃO EM 'DOMINGO MALDITO / SUNDAY BLOODY SUNDAY, DE JOHN SCHLESINGER, VOLTANDO-SE EM SEGUIDA PARA O TEATRO EM BUSCA DE APRIMORAMENTO. SUA GRANDE CHANCE VEIO COM 'MINHA ADORÁVEL LAVANDERIA / MY BEAUTIFUL LAUNDRETTE' (1985) -FILME QUE RENDEU PRESTÍGIO AO ATOR E AO DIRETOR, STEPHEN FREARS. A IMPRESSIONANTE VERSATILIDADE DO ATOR FOI COMPROVADA COM O LANÇAMENTO SIMULTÂNEO, NOS ESTADOS UNIDOS, DO FILME DE FREARS E DE FILME DE JAMES IVORY 'UMA JANELA PARA O AMOR /A ROOM WITH A VIEW', NO QUAL FAZIA O ARISTOCRÁTICO NOIVO DA PROTAGONISTA VIVIDA POR HELENA BONHAM CARTER. EM 1988, CO-ESTRELA ' A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO SER/THE UNBEARABLE LIGHTNESS OF BEING', DE PHILIP KAUFMANN, COM JULIETTE BINOCHE E LENA OLIN. NO ANO SEGUINTE GANHOU SEU PRIMEIRO OSCAR, PELA PRIMOROSA INTERPRETAÇÃO EM 'MEU PÉ ESQUERDO / MY LEFT FOOT', DE JIM SHERIDAN. APÓS UMA NOVA PAUSA PARA O TEATRO, VOLTARIA EM 1992 COM 'O ULTIMO DOS MOICANOS / THE LAST OF THE MOHICANS', DE MICHAEL MANN.

EM 1993, RETOMANDO A PARCERIA COM SHERIDAN, FEZ 'EM NOME DO PAI / IN THE NAME OF THE FATHER' E ' A ERA DA INOCÊNCIA /THE AGE OF INNOCENCE', DE MARTINS SCORSESE. O RESULTADO FOI CONTROVERSO, O QUE TALVEZ JUSTIFIQUE A CRESCENTE RECLUSÃO DO ATOR. O PRÓXIMO FILME, FEITO 3 ANOS DEPOIS, FOI ' ABRUXA DE SALÉM' (1996), BASEADO NA MAIS FAMOSA FAMOSA PEÇA DE SEU SOGRO -E QUE TAMBÉM FICOU AQUÉM DAS EXPECTATIVAS. UMA NOVA PARCERIA COM SHERIDAN EM 'O LUTADOR / THE BOXER'(1997) LHE RENDEU MAIS UMA INDICAÇÃO AO GLOBO DE OURO -AO QUE SE SEGUIU OUTRO PERÍODO DE RECLUSÃO, DESTA VEZ NA ITÁLIA. DE ONDE SCORSESE O TIROU PARA FILMAR 'THE GANGS OF NEW YORK'(2002) -O CONSENSO GERAL ERA QUE A ATUAÇÃO DE LEWIS ERA A MELHOR COISA DO FILME. SEU SEGUNDO OSCAR VIRIA COM 'SANGUE NEGRO /THERE WILL BE BOLOOD' (2007), DIRIGIDO PELO NÃO MENOS RECLUSO CINEASTA PAUL THOMAS ANDERSON (DO MAGNIFÍCIO 'MAGNÓLIA'). SEU MAIS RECENTE TRABALHO FOI 'NINE'(2009), DIRIGIDO POR ROB MARSHALL -UM MUSICAL INSPIRADO EM '8 1/2' DE FELLINI COM UM ELENCO ALL-STAR.

ENTRE OS FUTUROS PROJETOS ESTÃO O PAPEL TÍTULO EM 'LINCOLN', PRODUÇÃO DE STEVEN SPIELBERG PREVISTA PARA O FINAL DE 2012 E O POSSÍVEL VILÃO NA SEQUÊNCIA DE 'SHERLOCK HOLMES -ELE É A ESCOLHA IDEAL DE GUY RITCHIE, O DIRETOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário