NAVEGAR É PRECISO / FERNANDO PESSOA
"NAVEGADORES ANTIGOS TINHAM UMA FRASE GLORIOSA: NAVEGAR É PRECISO, VIVER NÃO É PRECISO.
QUERO PARA MIM O ESPÍRITO DESTA FRASE, TRANSFORMADA A FORMA PARA CASAR COMO EU SOU: VIVER NÃO É NECESSÁRIO; O QUE É NECESSÁRIO É CRIAR.
NÃO CONTO GOZAR A MINHA VIDA; NEM EM GOZÁ-LA PENSO. SÓ QUERO TORNÁ-LA GRANDE, AINDA QUE PARA ISSO TENHA DE SER O MEU CORPO E A MINHA ALMA A LENHA DESSE FOGO.
SÓ QUERO TORNÁ-LA DE TODA A HUMANIDADE; AINDA QUE PARA ISSO TENHA DE A PERDER COMO MINHA.
CADA VEZ MAIS ASSIM PENSO.
CADA VEZ MAIS PONHO DA ESSÊNCIA ANÍMICA DO MEU SANGUE O PROPÓSITO IMPESSOAL DE ENGRANDECER A PÁTRIA E CONTRIBUIR PARA A EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE.
É A FORMA QUE EM MIM TOMOU O MISTICISMO DA NOSSA RAÇA."
E PENSAR QUE NAVEGAR SE BANALIZOU COMO VERBO. NÃO O NAVEGAR POR ÁGUAS NUNCA ANTES NAVEGADAS. MAS UM NAVEGAR MAIS ABRANGENTE E DEMOCRÁTICO -AINDA QUE VIRTUAL.
NESSA ERA DIGITAL, CONTUDO, CADA VEZ MAIS SE VALORIZAM AS NAVEGAÇÕES EFETIVAS, PELO MUNDO REAL. SÃO DESSES MOMENTOS DE INTERAÇÃO QUE SURGIU 'FILM SOCIALISME' (2010), DE JEAN-LUC GODARD.
O DIRETOR, AGRACIADO COM UM OSCAR HONORÁRIO POR SUA CONTRIBUIÇÃO AO CINEMA, TRAÇA UM ENREDO QUE É UMA SINFONIA DE HISTÓRIAS ENTRE PASSAGEIROS DE DIVERSAS NACIONALIDADES E IDADES DURANTE UM CRUZEIRO DE VERÃO PELO MEDITERRÂNEO.
SÃO TURISTAS QUE NAVEGAM POR ENTRE AS RELAÇÕES FAMILIARES, POLÍTICAS E FILOSÓFICAS DE SUAS VIDAS. O EPÍLOGO DO BELO FILME NOS TRAZ A CERTEZA QUE NAVEGAR É PRECISO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário