quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

POESIA: O 'CADERNO DE POESIAS' DE MARIA BETHÂNIA

POETRY: THE 'NOTEBOOK OF POETRY' BY MARIA BETHÂNIA
'SENTIMENTOS DO MUNDO' É UM PROGRAMA DA UFMG QUE BUSCA LEVAR EXPRESSÕES ARTÍSTICAS, EM ESPECIAL A POESIA, PARA AS SALAS DE AULA. ATENDENDO À UM CONVITE DA HISTORIADORA HELOISA MARIA STARLING, MARIA BETHÂNIA CRIOU O ESPETÁCULO "LEITURAS DE TEXTOS", NO QUAL SE APRESENTA RESGATANDO A ARTE DE DECLAMAR POEMAS.
PUBLICADO PELA UFMG, O LIVRO 'CADERNO DE POESIAS' É O REGISTRO DESSE TRABALHO. A SELEÇÃO DOS 7O POETAS QUE INSPIRARAM BETHÂNIA CONTA COM A DELICADA CONCEPÇÃO VISUAL DE GRINGO CARDIA, QUE FICOU ENCANTADO COM O PROJETO - AS BELAS ILUSTRAÇÕES SÃO DE ARTISTAS COMO PORTINARI, TARSILA DO AMARAL E DORIVAL CAYMMI.
O PACOTE CONTA AINDA COM UM DVD QUE REGISTRAM IMAGENS DAS APRESENTAÇÕES DA CANTORA. "GOSTO DE EMPRESTAR MINHA VIDA E MINHA VOZ ÀS HISTÓRIAS, AOS PERSONAGENS QUE OS AUTORES REVELAM. ACEITEI FAZER ESSA LEITURA PORQUE FOI CRIADA PARA CASAS DE ENSINO. ACHO A IDEIA PRECIOSA E LINDA", DIZ BETHÂNIA.
O GOSTO PELA POESIA VEM DE FAMÍLIA: " OS AMIGOS DO MEU PAI, QUE SEMPRE GOSTOU DE POESIA, ERAM POETAS. MAS FOI FAUZE ARAP (1938/2013), QUEM ME MOSTROU O TAMANHO DE PESSOA. FOI ELE QUEM VIU FERNANDO EM MIM, ESSA DIVISÃO EM MILHARES DE PESSOAS, CADA UMA MAIS ESQUISITA QUE A OUTRA", EXPLICA A CANTORA, RINDO.
" PESSOA TORNOU-SE O POETA DA MINHA VIDA. EU CRIEI INTIMIDADE. É COMO SE FOSSE EU ESCREVENDO. SEI QUE PAREÇO METIDA... MAS ADORO E ME IDENTIFICO MUITO PORQUE TRADUZ TUDO O QUE SINTO, COMO PENSO, COMO DESEJO", REVELA ELA.
SOBRE O HÁBITO DE UNIR POEMAS COM LETRAS DE CANÇÃO, DIZ SER ALGO QUE FAZ POR DIVERSÃO. " ÀS VEZES, OUÇO UMA CANÇÃO DA MARISA MONTE E PENSO QUE O POEMA DE OUTRO AUTOR SE ENCAIXA BEM NA MELODIA. NO FUNDO É ALGO MUITO ÍNTIMO, MUITO CASEIRO, MAS, COMO A FINALIDADE É LEVAR POESIA PARA AS ESCOLAS, ACABEI ACEITANDO", CONCLUI A DIVA DOS PÉS DESCALÇOS (VER DIVA/FEV'15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário