quinta-feira, 16 de julho de 2015

LIVRO: " POMPAS FÚNEBRES " PAR JEAN GENET

JEAN GENET(1910/1986 )PERSONIFICA UMA DAS MAIS DESCONCERTANTES HISTÓRIAS DA LITERATURA MUNDIAL. DEFINIDO POR MUITOS COMO O POETA DO CRIME, DA DEGRADAÇÃO E DA HOMOSSEXUALIDADE, GENET SOFREU AS EXPERIÊNCIAS MAIS TERRÍVEIS E DEGRADANTES QUE UM SER HUMANO PODE SUPORTAR.
HOMOSSEXUAL, LADRÃO, MENDIGO, PRESIDIÁRIO, ELE CONSEGUIU TRANSFORMAR TODA UMA EXISTÊNCIA DE MISÉRIA, HUMILHAÇÃO E SOFRIMENTO EXTREMO EM LITERATURA DE INCONTESTÁVEL QUALIDADE. É COM ELE QUE TODO UM UNIVERSO DE SERES DESPREZADOS E ESTIGMATIZADOS COMO LADRÕES, TRAVESTIS, ASSASSINOS, PROSTITUTAS E MARGINAIS GANHA FORÇA NO ESPAÇO LITERÁRIO.
E COM TAMANHA EXPRESSIVIDADE QUE FOI AMPLAMENTE RECONHECIDO COMO ESCRITOR DE EXTRAORDINÁRIO TALENTO. ADMIRADO POR INTELECTUAIS COMO JEAN COCTEAU E JEAN-PAUL SARTRE, ACABOU POR CONSEGUIR A SUSPENSÃO DE SUAS PENAS E OBTER A LIBERDADE.
TRANSFORMANDO O SÓRDIDO EM POESIA,POR MEIO DE UMA LINGUAGEM SUNTUOSA E FULGURANTE, ALTAMENTE ESTILIZADA, GENET CRIOU ROMANCES NOTÁVEIS COMO 'QUERELLE' (VER ARQUIVO GAY/AGO'13)) E 'POMPAS FÚNEBRES'(1953). UM TRECHO:
"- O QUE HOUVE? A GENTE ESTÁ SANGRANDO?
ELE CONTINUAVA COM AS MÃOS PARA A RENTE, COMO SE AS AQUECESSE COM ROSAS, MAS ESTAVA INSPECIONANDO OS LENÇÓIS. MEU PAU SANGRAVA. ENTENDI LOGO. PORQUE EU PENETRARA COM MUITA FORÇA, SEM LIGAR PARA SEUS GEMIDOS, FERIRA SUA BUNDA, E MEU PAU SE CORTARA COM UM DE SEUS PELOS. ASSIM MISTURAMOS NOSSO SANGUE..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário