quinta-feira, 2 de julho de 2015

FOTOGRAFIA: " CONDENADOS - NO MEU PAÍS, MINHA SEXUALIDADE É UM CRIME"

PHOTOGRAPHY: 'CONDEMNED - IN MY COUNTRY, MY SEXUALITY IS A CRIME'
EM CARTAZ ATÉ O DIA 08 DE JULHO NO ESPAÇO CULTURAL DOS CORREIOS, EM FORTALEZA-CE, A EXPOSIÇÃO DO FOTÓGRAFO E JORNALISTA FRANCÊS PHILIPPE CASTETBON REÚNE CINQUENTA REGISTROS DE HOMOSSEXUAIS PERSEGUIDOS POR PRECONCEITO SEXUAL.
RESULTADO DE UMA PESQUISA SOBRE O PESO DA DISCRIMINAÇÃO SEXUAL EM 80 PAÍSES, 'CONDENADOS...' MOSTRA ROSTOS ENCOBERTOS ALIADOS A FORTES TESTEMUNHOS DO QUE ENFRENTAM (OU TÊM DE DRIBLAR) OS RETRATADOS, SUB JÚDICE PELAS LEIS QUE AINDA VIGORAM EM SEUS PAÍSES - ENTRE OS QUAIS BANGLADESH, UGANDA, SÍRIA, YEMEN, LÍBANO, ETIÓPIA, GRANADA. LUGARES ONDE A HOMOSSEXUALIDADE É CRIME E CAUSA DE DESTRATO NO COTIDIANO.
CASTETBON MOSTRA COMO ESSES HOMENS, CONDENADOS AO TERROR, HUMILHAÇÃO, EXCLUSÃO, PRISÃO E VIOLÊNCIA, FUGA OU MORTE, CONVIVEM COM REGIMES DE OPRESSÃO E PERSEGUIÇÃO E COMO A INTERNET VIROU UM ESCAPATÓRIO ALENTO - UM 'ESPAÇO' DE LIBERDADE TEMPORÁRIA, ONDE PODEM ENCONTRAR CONFORTO, CONVERSAR COM PARES E AFINS, ROMPENDO A SOLIDÃO E O SILÊNCIO E, MESMO, ATÉ SE APAIXONAR.
ALÉM DA EXPOSIÇÃO, O PROJETO INCLUIU O LANÇAMENTO DO LIVRO HOMÔNIMO NO DIA 23 DE JUNHO E DEBATES SOBRE A TEMÁTICA - O ÚLTIMO DELES ACONTECENDO NO DIA 07 DE JULHO, ÀS 19HS, NO CENTRO CULTURAL DRAGÃO DO MAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário