quarta-feira, 17 de setembro de 2014

FILME: "THE GRAND BUDAPEST HOTEL"

O ESCRITOR AUSTRÍACO STEFAN ZWEIG (1881/1942) ERA UMA CELEBRIDADE LITERÁRIA MUNDIAL NO ÍNICIO DO SÉCULO XX - ERA O AUTOR MAIS TRADUZIDO E POPULAR ENTRE 1920 E 1940, FAMOSO POR SUAS HISTÓRIAS DE PSICOLOGIA PENETRANTE E ENREDOS REPLETOS DE MISTÉRIO E ROMANTISMO. FUGINDO DO NAZISMO, ZWEIG REFUGIOU-SE NO BRASIL, ONDE SUICIDARIA-SE, JUNTAMENTE COM SUA MULHER, NA SUA CASA EM PETRÓPOLIS. NA NOTA QUE DEIXOU, AFIRMAVA AMAR O BRASIL MAS NÃO SUPORTAVA O FATO DE " O MUNDO DE MINHA LÍNGUA ESTÁ PERDIDO E MEU LAR ESPIRITUAL , A EUROPA, AUTODESTRUÍDO. ASSIM, EM BOA HORA E CONDUTA ERETA, ACHEI MELHOR CONCLUIR UMA VIDA NA QUAL O LABOR INTELECTUAL FOI A MAIS PURA ALEGRIA, E A LIBERDADE PESSOAL O MAIS PRECIOSO BEM SOBRE A TERRA. SAÚDO TODOS OS MEUS AMIGOS. QUE LHES SEJA DADO VER A AURORA DESTA LONGA NOITE. EU, DEMASIADAMENTE IMPACIENTE, VOU-ME ANTES."
FOI ESSE AUTOR QUE APAIXONOU O DIRETOR WES ANDERSON QUANDO BUSCAVA LIVROS ANTIGOS NUM SEBO NOVA-IORQUINO. CONHECIDO POR FILMES PERSONALÍSSIMOS COMO 'OS EXCÊNTRICOS TENENBAUMS' E 'MOONRISE KINGDOOM', O CLIMA NOSTÁLGICO E MELANCÓLICO MARCADO POR UM 'NE SAIS QUOI' DE SONHO OU FÁBULA DA OBRA DE ZWEIG ENCONTRA EM ANDERSON A PERFEITA TRADUÇÃO. O RESULTADO É O MUNDO PECULIAR E RICO EM DETALHES QUE CARACTERIZA 'O GRANDE HOTEL BUDAPESTE'.
O BELO FILME TEM COMO PANO DE FUNDO O DESPONTAR DO FASCISMO DOS ANOS 30, QUE COMEÇA A AMEAÇAR AQUELA VELHA EUROPA E, NO PROCESSO DE ANIQUILAMENTO QUE SE SEGUIRÁ, TOCARÁ FUNDO TODOS OS PERSONAGENS - A COMEÇAR POR MONSIEUR GUSTAVE (RALPH FIENNES), O CONCIERGE QUE SUPERVISIONA O REINO DE CRISTAIS, PRATAS, VELUDOS E LINHOS QUE É O SUNTUOSO HOTEL, IMPONENTEMENTE SITUADO NO TOPO DAS COLINAS NEVADAS DA FICTÍCIA REPÚBLICA DE ZUBROWKA.
COM O RITMO ACELERADO E NON-SENSE DAS COMÉDIAS HOLLYWOODIANAS DOS ANOS 30, O FILME É UM PRIMOR DE DIREÇÃO DE ARTE, RETRATANDO MAGISTRALMENTE A OPULÊNCIA E A DECADÊNCIA DO HOTEL E DO MUNDO AO SEU REDOR. BASEADO NA BIOGRAFIA E NAS HISTÓRIAS DE ZWEIG, O ROTEIRO É DEFENDIDO POR UM ELENCO ALL-STAR QUE INCLUEM HABITUÉS DO DIRETOR COMO EDWARD NORTON, BILL MURRAY, JASON SCHWARTZMAN, JEFF GOLDBLUM, HARVEY KEITEL E OWEN WILSON. FIENNES, JUDE LAW, F. MURRAY ABRAHAM, SAIORSE RONAN (ADORÁVEL COMO UMA CONFEITEIRA), TILDA SWINTON E TONY REVOLORI SÃO RECÉM-CHEGADOS AO MUNDO DO DIRETOR MAS, COMO SE VÊ NA TELA, ABSOLUTAMENTE ADAPTADOS E INTEGRADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário