segunda-feira, 15 de agosto de 2011
DIVA: LIZA MINELLI
FILHA DE JUDY GARLAND E VICENT MINELLI, LIZA NASCEU EM 1946, TENDO COMO PADRINHO IRA GERSHWIN. CRIANÇA PRODÍGIO, COMEÇOU A ATUAR PROFISSIONALMENTE AOS 17 ANOS. EM 1965, AOS 19, TORNOU-SE A MAIS JOVEM MULHER A RECEBER O TONY AWARD DE MELHOR ATRIZ POR 'FLORA, THE RED MENACE'. PARALELAMENTE DESENVOLVIA A CARREIRA DE CANTORA -E, POR GRAVAR STANDARDS DA MÚSICA AMERICANA E SUCESSOS DA BROADWAY, GANHOU A ALCUNHA DE IRMÃ MAIS NOVA DE BARBRA STREISAND.
O PAPEL DE SALLY BOWLES NA VERSÃO CINEMATOGRÁFICA DO MUSICAL CABARET (1972), LHE DEU FAMA MUNDIAL. DIRIGIDA POR BOB FOSSE, LIZA GANHOU O OSCAR DE MELHOR ATRIZ. EM 1977, CO-ESTRELOU 'NEW YORK, NEW YORK', JUNTAMENTE COM ROBERT DE NIRO ( CUJA VERSÃO MUSICAL FOI RECENTEMENTE APRESENTADA EM SÃO PAULO; EM OUTUBRO, SERÁ A VEZ DE CLAÚDIA RAIA EM 'CABARET'). APÓS 'ARTHUR'(1981), COM DUDDLEY MOORE, APARECEU EM POUCOS FILMES. EM 2010, SURGIU COMO ELE PRÓPRIA EM 'SEX AND THE CITY 2'.
EM 1997, RETORNOU À BROADWAY, SUBSTITUINDO JULIE ANDREWS EM 'VICTOR/VICTORIA'. BEN BRANTLEY, CRÍTICO DO NYT, COMENTOU: ' CADA APRESENTAÇÃO SUA É UMA VITÓRIA DA STAMINA DO SHOW BUSINESS SOBRE A FRAGILIDADE PSÍQUICA. ELA IMPLORA POR AMOR TÃO INTENSAMENTE QUE PARECE IMPOSSÍVEL RESISTIR'.
SOMADO AO HISTÓRICO DE DEPENDÊNCIA ÀS DROGAS E AO ÁLCOOL, EM 200O ELA SOFREU UM SÉRIO CASO DE ENCEFALITE VIRAL QUE, SEGUNDO OS MÉDICOS, PODERIA DEIXÁ-LA NUMA CADEIRA DE RODAS E COMPROMETER SUA VOZ. DETERMINADA, SUBMETEU-SE À AULAS DIÁRIAS DE CANTO E DANÇA -ROTINA QUE CONTINUA A MANTER. O RETORNO DEU-SE EM UM SHOW COM MICHAEL JACKSON NO MADISON SQUARE GARDEN. EM 2002, SEDUZIU AUDIÊNCIAS EM LONDRES E NOVA YORK COM O SHOW 'LIZA IS BACK' -NO QUAL, FINALMENTE, ENTOOU VERSOS DO GRANDE SUCESSO DA MÃE, 'OVER THE RAINBOW'. NO FINAL DE 2008, À UMA CURTA TEMPORADA DE 'LIZA'S AT THE PALACE', SEGUIU-SE UMA TURNÊ DE SHOWS PELO MUNDO -INCLUSIVE NO BRASIL. ANO PASSADO LANÇOU O ÁLBUM 'CONFESSIONS'(VER MÚSICA), UMA CELEBRAÇÃO DOS SARAUS MUSICAIS OFERECIDOS PELOS SEUS PAIS, EMBALADOS À VOZ E VIOLÃO. ESTE ANO, RECEBEU A CONDECORAÇÃO MAIS IMPORTANTE DA FRANÇA -A LÉGION D'HONNEUR.
OBS.: A FOTO DE MÃE E FILHA É DE 1964, NO SHOW 'LIVE AT THE LONDON PALLADIUM'.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário