terça-feira, 24 de outubro de 2017

DANÇA: BIENAL INTERNACIONAL DE DANÇA DO CEARÁ CELEBRA 20 ANOS

NOS VINTE ANOS DA BIENAL INTERNACIONAL DE DANÇA DO CEARÁ CELEBRA-SE NÃO APENAS A LONGEVIDADE DO EVENTO MAS TAMBÉM AS MUDANÇAS QUE IMPACTARAM O CENÁRIO DE FORMAÇÃO E CRIAÇÃO NESSA LINGUAGEM NO ESTADO.
DESDE ENTÃO, O NÚMERO DE COMPANHIAS E PROJETOS FOCADOS EM DANÇA AUMENTOU, CURSOS ACADÊMICOS E PROFISSIONALIZANTES SE DESENVOLVERAM E INTERCÂMBIOS COM OUTROS PÁISES SE MULTIPLICARAM - ALÉM DE UMA PÓS-GRADUAÇÃO QUE ESTÁ À CAMINHO. HOJE, PODE-SE DIZER, A DANÇA É UMA DAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS MAIS ESTRUTURADAS NO ESTADO.
EM SUA 11a. EDIÇÃO, AS 80 APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS - TODAS GRATUITAS - ACONTECEM DE 19 A 29/10 EM VÁRIAS CIDADES. SÃO 25 COMPANHIAS LOCAIS, 9 NACIONAIS E 9 DE PAÍSES COMO NORUEGA, SUÉCIA, FRANÇA, ALEMANHA, CANADÁ, CONGO, BÉLGICA E ARGENTINA.
A ABERTURA OFICIAL EM FORTALEZA ACONTECEU NA NOITE DE SEXTA (20/10), NO BELÍSSIMO TEATRO JOSÉ DE ALENCAR. NO PALCO, OS SOLOS DA CEARENSE CIA. DITA ' A CADEIRINHA E EU' E ' A MORTE DO CISNE' E OS ESPETÁCULOS '14'20"' E 'PÁSSARO DE FOGO' DA SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA.
ENTRE AS MUITAS ATRAÇÕES, O VITORIOSO TRABALHO DOS PROJETOS SOCIAIS EDISCA E VIDANÇA - AMBOS LOCAIS- E DA ESCOLA DE DANÇA DE PARACURU. ENTRE OS GRUPOS NACIONAIS, O BALÉ DO TEATRO CASTRO ALVES E O BALÉ DO TEATRO GUAÍRA SÃO DESTAQUES IMPERDÍVEIS.
DA BÉLGICA, A CIE. AS PALAVRAS, COMANDANDO PELO BAILARINO CEARENSE CLAÚDIO BERNARDO, APRESENTA O BELO ESPETÁCULO 'GIOVANNI'S CLUB'. OUTROS DOIS ESPETÁCULOS, COM NUDEZ, SERÃO PROIBIDOS PARA MENORES DE 18 ANOS."POR CONTA DO QUE ESTÁ ACONTECENDO, PROIBIREMOS A ENTRADA DE MENORES DE IDADE MESMO QUE ACOMPANHADOS DOS PAIS", INFORMA O DIRETOR GERAL DO EVENTO, DAVID LINHARES, SOBRE A ONDA CONSERVADORA QUE ASSOLA O PAÍS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário