sexta-feira, 24 de março de 2017

VIAGEM: PORTO DE PEDRAS, AL

TRAVEL: PORTO DE PEDRAS, AL
SITUADA NA ROTA ECOLÓGICA, TRECHO DA COSTA ALAGOANA ENTRE MARAGOGI E BARRA DE SANTO ANTÔNIO, PORTO DE PEDRAS FICA NA FOZ DO RIO MANGUABA, 128 KM AO NORTE DE MACEIÓ (VER VIAGEM/JAN'17). O BELO FAROL CONSTRUÍDO EM 1940, COM VISTA DESLUMBRANTE PARA TODA A REGIÃO, É UMA DAS ATRAÇÕES DO LUGAR.
APÓS A TRAVESSIA DE BALSA, CHEGA-SE A CIDADEZINHA DE 11.000 HABITANTES. DISPUTADA ENTRE PORTUGUESES E HOLANDESES, PORTO DE PEDRAS GUARDA ANTIGAS CONSTRUÇÕES COMO A CADEIA PÚBLICA E AS IGREJAS DE N. SRA. DA PIEDADE E DE N. SRA. DA GLÓRIA.
ESPALHADAS ENTRE AS FOZES DOS RIOS MANGUABA E TATAMUNHA, QUE DÁ NOME AO POVOADO AO SUL QUE FAZ PARTE DO MUNICÍPIO, ESTÃO AS FAMOSAS PRAIAS DO PATACHO, DA LAJE E DE TATAMUNHA, CUJO RIO HOMÔNIMO ABRIGA O PROJETO PEIXE-BOI DE PRESERVAÇÃO DOS ENCANTADORES MAMÍFEROS AQUÁTICOS.
AS CHIQUES POUSADAS PATACHO E BORAPIRÁ, ALÉM DO COMPLEXO DA ALDEIA BEIJUPIRÁ - QUE ABRIGA UMA FILIAL DO ESTRELADO RESTAURANTE DE PORTO DE GALINHAS (VER VIAGEM/OUT'10)-, NÃO EXISTIAM QUANDO LÁ ESTIVE NO FINAL DOS ANOS 80.
OS COQUEIRAIS SEM FIM (NA VERDADE, FAZENDAS DE COCO), AS BELAS E EXTENSAS PRAIAS DESERTAS, A BARREIRA DE CORAIS QUE PROTEGE TODO O LITORAL E SÓ PERDE EM EXTENSÃO PARA A AUSTRALIANA, OS SINUOSOS RIOS E OS RICOS MANGUEZAIS DÃO O TOQUE DE CHARME E DISTINÇÃO QUE CARACTERIZAM ESSE TRECHO PRIVILEGIADO DO BELO LITORAL ALAGOANO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário