quarta-feira, 15 de março de 2017

ORGULHO GAY: O RESGATE DE JAMES BALDWIN COM "EU NÃO SOU SEU NEGRO"

GAY PRIDE: THE REDEEM OF JAMES BALDWIN WITH 'I AM NOT YOUR NEGRO'
JAMES BALDWIN (1924/1987), ESCRITOR E ATIVISTA (VER LIVRO/JUL'09), FOI PERSONAGEM PROEMINENTE NA LUTA PELOS DIREITOS CIVIS NOS EUA DOS ANOS 1960. AO CONTRÁRIO DE MARTIN LUTHER KING OU MALCOLM X NÃO DEIXARA UM LEGADO NESSA ÁREA, POR RAZÕES QUE A PRÓPRIA HISTÓRIA REVELA.
"ACONTECE QUE AS PRINCIPAIS LIDERANÇAS DO MOVIMENTO FORAM ASSASSINADAS. NÃO SÓ OS IRMÃOS (JOHN E BOB) KENNEDY MAS TAMBÉM KING, MALCOLM X E MEDGAR EVERS - ESTE ÚLTIMO UM ALTO QUADRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL PARA O PROGRESSO DAS PESSOAS DE COR. NINGUÉM MAIS ESTAVA LIDERANDO. NÃO SE ESQUEÇA QUE ELE TAMBÉM ERA HOMOSSEXUAL E HAVIA CERTA HOMOFOBIA ATÉ NO COMANDO DO MOVIMENTO NEGRO E NA BURGUESIA NEGRA", ESCLARECE O DIRETOR HAITIANO RAOUL PECK.
PECK RESGATA BALDWIN AO USAR OS RASCUNHOS DE UM LIVRO INACABADO, "REMEMBER THIS HOUSE", QUE CONTARIA A HISTÓRIA DO MOVIMENTO CONTRA O RACISMO POR MEIO DAS TRAJETÓRIAS INTERROMPIDAS DE SEU TRIO DE LÍDERES, COMO FIO CONDUTOR DO DOCUMENTÁRIO DE LONGA METRAGEM, "EU NÃO SOU SEU NEGRO /I AM NOT YOUR NEGRO".
CONCEBIDO EM 1979, O LIVRO É NARRADO NA VOZ CONTIDA DE SAMUEL L JACKSON, QUE ASSUME A FALA DE BALDWIN EM TOM QUASE POÉTICO, INTERCALADA COM IMAGENS DE DEPOIMENTOS DO ESCRITOR E DE OUTROS ATIVISTAS.
APESAR DA ATUAÇÃO DOS TRÊS LÍDERES ASSASSINADOS ANTES DOS 40 ANOS SER O PRETEXTO, É A VISÃO DE MUNDO DE BALDWIN, A CONSTRUÇÃO DE SUA PRÓPRIA IDENTIDADE , QUE DOMINA A NARRATIVA DE MANEIRA FASCINANTE. O ESCRITOR DESMONTA, UMA A UMA, AS TESES QUE TENTAM MINIMIZAR O PRECONCEITO RACIAL.
É PERTURBADOR, SOBRETUDO, VER QUE EM 40 ANOS QUASE NADA MUDOU. A SOBERBA EDIÇÃO DESNUDA ISSO DE FORMA INQUESTIONÁVEL: ILUSTRA O DISCURSO COM IMAGENS ATUAIS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário