terça-feira, 23 de agosto de 2016

RIO 2016: CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO - SAMBA, SONS NORDESTINOS E MUITO CARNAVAL

COMO NÃO PODERIA DEIXAR DE SER, A FESTA DE ENCERRAMENTO DA RIO 2016 TERMINOU EM CARNAVAL! NA MEDIDA CERTA PARA DEIXAR A AUDIÊNCIA MUNDO À FORA ANSIANDO POR CONHECER A CIDADE MARAVILHOSA QUE REALIZOU 'JOGOS MARAVILHOSOS', NAS PALAVRAS DO PRESIDENTE DO PODEROSO COI.
A FESTA COMEÇOU COM UMA TOCANTE VERSÃO DO HINO NACIONAL CANTADA POR UM CORAL DE CRIANÇAS QUE TRANSMUTAVAM-SE EM ESTRELAS DE NOSSA BANDEIRA. TEVE SAMBA COM MARTINHO DA VILA E BAIÃO VALORIZANDO O ARTESANATO EM BARRO COM GRAVAÇÃO ORIGINAL DE LUIZ GONZAGA. E UMA BELA HOMENAGEM ÀS MULHERES RENDEIRAS.
OS ATLETAS FORAM RECEBIDOS AO SOM DE UMA BANDA PERNAMBUCANA CANTANDO CLÁSSICOS NORDESTINOS, NUMA ANIMAÇÃO CONTAGIANTE. ROBERTA DE SÁ ENCARNOU CARMEN MIRANDA LINDAMENTE E OS PREMIADOS BAILARINOS DO GRUPO CORPO DERAM UM SHOW. NO MOMENTO MAIS LÍRICO, A CANTORA BAIANA MARIENE DE CASTRO ENTOOU A BELÍSSIMA CANÇÃO "PELO TEMPO QUE DURAR", DE MARISA MONTE E ADRIANA CALCANHOTO, SOB A MESMA CHUVA QUE, POETICAMENTE, APAGARIA A CHAMA OLÍMPICA. LINDO DEMAIS!
NO MOMENTO SEGUINTE, A ÁGUA QUE EXTINGUE O FOGO TAMBÉM FAZ BROTAR UMA GIGANTESCA ÁRVORE DE FIOS QUE DOMINA O CENTRO DE UM MARACANÃ LOTADO. É QUANDO ENTRAM OS PASSISTAS, AS BAIANAS, O BLOCO DO CORDÃO DO BOLA PRETA, AS PORTA-BANDEIRAS E SEUS MESTRE-SALAS, O ICÔNICO GARI SORRISO E A DESLUMBRANTE IZABEL GOULART COMO RAINHA DE BATERIA... AO SOM DE ALGUNS DOS MAIS ANTOLÓGICOS SAMBAS-ENREDO DA SAPUCAÍ. ARREPIANTE!
ANTES, A BANDEIRA OLÍMPICA É PASSADA DO RIO PARA TÓQUIO, DANDO INÍCIO A UM NOVO CICLO OLÍMPICO. A TECNOLÓGICA E BELA APRESENTAÇÃO DOS JAPONESES DEIXAM ANTEVER O QUE ESPERA O MUNDO DAQUI A QUATRO ANOS. E SÓ REFORÇA A BELEZA ABSOLUTA DAS DIFERENÇAS CULTURAIS - QUE O ÚNICO EVENTO REALMENTE PLANETÁRIO VALORIZA E INCENTIVA: NESSES 16 DIAS O MUNDO FOI, REALMENTE, UM SÓ. E ISSO, NOS DIAS DE HOJE, É UM BÁLSAMO QUE SÓ A MAGIA DO ESPORTE É CAPAZ DE PRODUZIR. SEE YOU IN TOKYO 2020!

Nenhum comentário:

Postar um comentário