quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

MÍDIA: PELO DIREITO DE USAR SAIA

UM RECENTE ARTIGO PUBLICADO EM UM CADERNO SEMANAL DO JORNAL CEARENSE O POVO DEDICADO AO PÚBLICO TEEN, ERA ENTITULADO 'PELO DIREITO DE USAR SAIA'. O JOVEM COLUNISTA THADEU BRAGA ARROLAVA REFER~ENCIAS HISTÓRICAS PARA PROPOR, BASEADO NO PRESSUPOSTO DA IGUALDADE SEXUAL, O DIREITO DE USAR SAIA PELOS HOMENS. COMO SE SABE, AS MULHERES SÓ USAM CALÇAS HÁ POUCO MAIS DE 100 ANOS (CONQUISTA BASEADA NA LUTA PELA MESMA IGUALDADE ENTRE OS SEXOS) ENQUANTO OS SUMÉRIOS, HÁ 3.000 ANOS, JÁ USAVAM SAIAS. COMO OS CELTAS, OS GREGOS E OS ROMANOS -PARA QUEM O USO DE CALÇAS ERA UM INSULTO POR NÃO DEIXAREM À MOSTRA "SUAS PERNAS MUSCULOSAS, SÍMBOLO DE VIRILIDADE E PILARES DE FORÇA." A ESCÓCIA , FORA COMUNIDADES TRIBAIS ESPELHADAS PELO MUNDO, MANTÉM-SE COMO O ÚNICO PAÍS ONDE A SAIA MASCULINA É ÍCONE NACIONAL. E OLHA QUE SE O CHARMOSO KILT FUNCIONA NAS GÉLIDAS TERRAS ALTAS IMAGINA O QUE NÃO FARIAM POR AQUI VERSÕES DA PEÇA EM TECIDOS MAIS LEVES?
A PRINCIPAL BARREIRA É COMPORTAMENTAL -O PRECONCEITO É ARRAGAIDO, PREDOMINANDO NO IMAGINÁRIO COLETIVO A IDEIA DE QUE UM HOMEM DE SAIA NÃO DEVE SER LEVADO À SÉRIO. EM CONTRAPONTO, A COLUNA DESTINADA AS GAROTAS VEM EM APOIO Á IDEIA - AFINAL 'A GENTE VIVE ROUBANDO PEÇAS DELES, MAS O CONTRÁRIO NUNCA ACONTECE...',DECLARA A COLUNISTA ALINNE RODRIGUES. O COLUNISTA, POR SUA VEZ. ENCERRA SEU ARTIGO INOFORMANDO QUE ESCREVEU A COLUNA E PASSOU O DIA TODO DE SAIA. "SAIA FOI FEITA PARA TODOS NÓS, HOMENS E MULHERES", APREGOA.
TRATA-SE DE MAIS UM EXEMPLO DESSA GERAÇÃO TOLERÂNCIA QUE VEM MUDANDO O COMPORTAMENTO DA SOCIEDADE COMO UM TODO -COMO JÁ FALOU-SE AQUI (VER ATITUDE, MAIO 2010). QUE BOM QUE SEJA ASSIM, NÃO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário