sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

ORGULHO GAY: TENNESSEE WILLIAMNS

THOMAS LANIER WILLIAMS (1911/1983), NASCEU EM COLUMBUS, MISSISSIPPI, EM UMA FAMÍLIA CONSERVADORA QUE APRESENTAVA SINAIS DE DECADÊNCIA QUANDO SE MUDARAM PARA SAINT LOUIS. O NOME ARTÍSTICO DATA DESSA ÉPOCA -SEU PAI ERA CONHECIDO COMO MR. TENNESSEE POR APARENTAR UMA RIQUEZA E FIDALGIA QUE NÃO TINHA. PAI CUJO COMPORTAMENTO REPRESSIVO LEVOU WILLIAMS A SE TORNAR MUITO APEGADO À MÃE. TÍMIDO, ELE DEMOROU ATÉ ACEITAR SEUS 'CONFLITOS INTERNOS'.
APÓS ALGUNS NAMOROS INCONSEQUENTES COM GAROTAS, ELE EXPERIMENTA OS PRIMEIROS AMASSOS COM OUTROS RAPAZES NA UNIVERSIDADE. MAS NÃO VAI ALÉM DISSO. SÓ NO FINAL DOS ANOS 30, DEPOIS QUE JÁ TINHA VISTO ALGUMAS DE SUAS PRIMEIRAS PEÇAS MONTADAS, É QUE COMEÇA A SAIR DO ARMÁRIO.O PRIMEIRO AMOR ACONTECE EM 1940 -UM CANADENSE CHAMADO KIP QUE ELE CONHECEU DURANTE O VERÃO EM PROVINCETOWN, "SABIA QUE KIP ME AMAVA, À SUA MANEIRA DESNORTEADA. E TAMBÉM SABIA QUE NÃO DEVIA SER FÁCIL SER ACORDADO QUATRO OU CINCO VEZES POR NOITE PARA O REPETIDO SERVIÇO DE SATISFZER O MEU DESEJO", LEMBROU O AUTOR EM SUA BIOGRAFIA, 'MEMÓRIA', DE 1975. KIP MORRERIA AOS 26 ANOS, QUANDO JÁ NÃO ESTAVAM MAIS JUNTOS. OUTRA MORTE PRECOCE LEVARIA O GRANDE AMOR DA SUA VIDA - O SICILIANO FRANK MERLO, COM QUEM VIVEU POR 14 ANOS. DOIS ANOS DEPOIS DA SEPARAÇÃO, SUA MORTE ABALOU PROFUNDAMENTE O ESCRITOR.
PARALELAMENTE À INTENSIFICAÇÃO DE SUA VIDA AMOROSA E SEXUAL, COMEÇAVA TAMBÉM A FASE DE SUCESSOS. EM 1944, COM A ESTRÉIA DE "À MARGEM DA VIDA", SEU NOME PASSOU A FAZER PARTE DO PRIMEIRO TIME DE DRAMATURGOS. DAÍ EM DIANTE O AUTOR NUNCA MAIS DEIXARIA DE MOSTRAR PERSONAGENS OPRIMIDOS PELOS SEUS PRÓPRIOS DESEJOS. É O TEMA DA MAIS REVERENCIADA DE SUAS PEÇAS , 'UM BONDE CHAMADO DESEJO'. NA BROADWAY, O ESPETÁCULO DIRIGIDO POR ELIA KAZAN OFERECIA UMA EXPLOSÃO DE SENSUALIDADE NOS DESEMPENHOS DE JESSICA TANDY E DE UM JOVEM ATOR EM ÍNICIO DE CARREIRA -MARLON BRANDO! NA VERSÃO PARA O CINEMA, DIRIGIDA PELO MESMO KAZAN EM 1951, JESSICA FOI PRETERIDA EM FAVOR DE VIVIEN LEIGH MAS MARLON BRANDO MANTEVE O PAPEL -E CONQUISTOU O MUNDO COM SUA SEXUALIDADE LATENTE CONTIDA POR UMA CAMISETA SUADA.
ERA O AUGE! NAQUELE PERÍDO SURGIRAM 'ANJO DE PEDRA', ' A ROSA TATUADA', 'CAMIÑO REAL', 'GATA EM TETO DE ZINCO QUENTE' E 'DOCE PÁSSARO DA JUVENTUDE'. ALÉM DO ROMANCE ' A PRIMAVERA ROMANA DA SRA. STONE', QUE VIRARIA FILME COM VIVIEN LEIGH, E DO ROTEIRO DE 'O HOMEM QUE VEIO DE LONGE', COM ELIZABETH TAYLOR E RICHARD BURTON, SOB DIREÇÃO DE JOSEPH LOSEY.
A PARTIR DE SUA ASCENSÃO PROFISSIONAL, WILLIAMS VIVENCIOU SUA HOMOSSEXUALIDADE ABERTAMENTE -QUASE SEMPRE NA COMPANHIA DE GAYS FAMOSOS COMO TRUMAN CAPOTE, GORE VIDAL, PAUL BOWLES, CHRISTOPHER ISHERWOOD E LUCHINO VISCONTI. MAS APESAR DESSA CONDUTA ELE NUNCA OUSOU ABORDAR O TEMA EM SUAS PEÇAS. FEZ ISSO DE LEVE APENAS EM 'GATA EM TETO DE ZINCO QUENTE'(1955) E EM 'DE REPENTE , NO ÚLTIMO VERÃO' (VER FILME).
SEU ÚLTIMO GRANDE SUCESSO FOI 'A NOITE DA IGUANA', DE 1961, QUE VIRARIA FILME COM RICHARD BURTON E AVA GARDNER. EM 1980 FINALIZOU 'CLOTHES FOR A SUMMER HOTEL', MAS SEM REPERCUSSÃO NA MÍDIA. TRÊS ANOS DEPOIS, EM AGOSTO DE 1983, SERIA ENCONTRADO MORTO EM UM QUARTO DE HOTEL EM NOVA YORK.AOS 72 ANOS, O POETA DAS ALMAS PERDIDAS TEVE UMA MORTE SOLITÁRIA E MELANCÓLICA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário