quinta-feira, 29 de setembro de 2011

FILME: "OKLAHOMA!"



PRIMEIRO MUSICAL DA VITORIOSA DUPLA FORMADO PELO COMPOSITOR RICHARD RODGERS E PELO LIBRETISTA OSCAR HAMMERSTEIN II, 'OKLAHOMA!' É BASEADO NA PEÇA DE LAURA RIGGS, 'GREEN GROW THE LILACS', DE 1931. A AÇÃO SE PASSA EM 1906, NO ENTÃO TERRITÓRIO OKLAHOMA E NARRA A HISTÓRIA DO COWBOY CURLY MCCAIN E DA GAROTA DE FAZENDA LAUREY WILLIAMS. UM ROMANCE SECUNDÁRIO ENVOLVE O COWBOY WILL PARKER E SUA NAMORADEIRA NOIVA ADO ANNIE, AMIGA DE LAURIE. A PRODUÇÃO ORIGINAL DA BROADWAY ESTREOU EM 31 DE MARÇO DE 1943 -E FOI UM SUCESSO SEM PRECEDENTES.

EM 1955,GANHARIA SUA VERSÃO CINEMATOGRÁFICA, NUMA PRODUÇÃO DIRIGIDA POR FRED ZINNERMANN. ENTRE OS ATORES QUE DISPUTARAM O PAPEL DE CURLY ESTAVAM JAMES DEAN E PAUL NEWMAN -MAS O PAPEL ACABOU FICANDO COM GORDON MCRAE, CUJO CHARME E VIRILIDADE SÃO IRRESISTÍVEIS. O PAPEL DE LAUREY FOI OFERECIDO À JOANNE WOODWARD MAS TERMINOU NAS MÃOS DA ESTREANTE SHIRLEY JONES -QUE A INTERPRETARA NOS PALCOS. POR SINAL, NAS PRODUÇÕES LONDRINAS DE 1998 E 2002, CURLY FOI INTERPRETADO, RESPECTIVAMENTE, POR HUGH JACKMAN E PATRICK WILSON.

SOB O CONTROLE ARTÍSTICO DA DUPLA RODGERS & HAMMERSTEIN, A TRANSPOSIÇÃO DOS PALCOS PARA A TELA SÓ DEIXOU DE FORA DOIS NÚMEROS. 'OH WHAT A BEAUTIFUL MORNING' ABRE O FILME, SENDO CANTADA POR CURLY ENQUANTO CAVALGA EM DIREÇÃO A FAZENDA DA TIA ELLEN -INTERPRETADA COM FERVOR POR CHARLOTTE GREENWOOD. LOGO EM SEGUIDA CURLY CANTA 'THE SURREY WITH THE FRINGE ON TOP', JÁ ACOMPANHADO POR LAUREY. DE CARA, DOIS CLÁSSICOS DOS MUSICAIS -E AINDA TEM MUITO MAIS: WILL PARKER VOLTA DA CIDADE GRANDE E DÁ UM SHOW DE DANÇA E CANTO EM 'KANSAS CITY'; SUA NOIVA CANTA UMA IMPAGÁVEL 'I CAIN'T SAY NO' PARA LAUREY, TENTANDO JUSTIFICAR SUAS ATITUDES IMPRÓPRIAS; ENQUANTO A PRÓPRIA LAUREY FINGE DESCONSIDERAR O AMOR POR CURLY EM 'MANY A NEW DAY'. E AINDA TEM 'THE FARMER AND THE COWMAN' E A MÚSICA TÍTULO, 'OKLAHOMA!'. O FILME TODO É UMA SUCESSÃO DE BELAS MELODIAS E LETRAS INSPIRADAS E BEM-HUMORADAS, COM NÚMEROS DE DANÇA COREOGRAFADOS PELA LENDÁRIA AGNES DE MILLE -DIVERSÃO CERTEIRA PARA OS FÃS DE MUSICAIS, O DVD FOI RELANÇADO EM 2005 PARA CELEBRAR OS 50 ANOS DO FILME.

Nenhum comentário:

Postar um comentário