sexta-feira, 9 de setembro de 2011

ARQUIVO GAY: A CLOSET WITH A VIEW





QUANDO O ROMANCE 'MAURICE', DE E.M. FORSTER, FOI DESCOBERTO APÓS SUA MORTE, UMA NOTA ESTAVA AFIXADA À SUA CAPA: "PUBLICÁVEL -MAS VALERÁ A PENA?"
PORQUE O TEMA DO LIVRO DE 1914 ERA EXPLICÍTAMENTE HOMOSSEXUAL, O AUTOR ESTAVA CONSCIENTE QUE SUA PUBLICAÇÃO PODERIA ARRUINAR SUA CARREIRA. QUANDO FOI FINALMENTE PUBLICADO, EM 1971 (!), O MOVIMENTO GAY ESTAVA DESPONTANDO E 'MAURICE' HAVIA GANHO A PÁTINA DA HISTÓRIA. ERA UM VALIOSO REGISTRO DE ÉPOCA, FASCINANTE POR SUAS REVELAÇÕES AUTOBIOGRÁFICAS, MAS NÃO UM ROMANCE À SE EQUIPARAR AOS CLÁSSICOS DE FORSTER.

A ADAPTAÇÃO DE THE MERCHANT/IVORY RESULTOU EM UM FILME ADORÁVEL MAS PROBLEMÁTICO. SE NÃO SE ENCONTRA NO MESMO NÍVEL DE OUTRA ADAPTAÇÃO DA DUPLA, 'A ROOM WITH A VIEW', A RAZÃO É SIMPLES: A FONTE NÃO ERA TÃO BOA! SE OS CINEASTAS NÃO TIVESSEM SIDO TÃO FIÉIS À OBRA LITERÁRIA ... O FILME É, DE MUITAS MANEIRAS, INTRÍNSICAMENTE BELO: UM DETALHADO RETRATO DA INGLATERRA EDWARDIANA EM TODA SUA GLÓRIA MATERIAL E HIPOCRISIA MORAL. NENHUM ANGLÓFILO SERÁ CAPAZ DE RESISTIR ÀS SOBERBAS VISÕES DE CAMBRIDGE, LONDRES E DAS ARISTOCRÁTICAS PROPRIEDADES RURAIS CAPTADAS PELO DIRETOR DE FOTOGRAFIA, PIERRE LHOMME. E NENHUM ADMIRADOR DE FORSTER RESISTIRÁ AO SEU TEMA PREFERIDO: A PRIMAZIA DOS SENTIMENTOS PESSOAIS SOBRE AS RESTRIÇÕES QUE A SOCIEDADE IMPÕE À ELES.

O HERÓI, MAURICE (JAMES WILBY) NÃO TEM IDEIA DE SUA VERDADEIRA NATUREZA SEXUAL ATÉ ENCONTRAR, EM CAMBRIDGE, O ARISTOCRÁTICO CLIVE DURHAM (HUGH GRANT, NO AUGE DA BELEZA), POR QUEM SE APAIXONA. A RELAÇÃO É UMA DAQUELAS ALTAMENTE INTELECTUALIZADA E PLATÔNICA, PECULIAR AOS ESTUDANTES INGLESES. APÓS A GRADUAÇÃO, CONTUDO, COM A CARREIRA EM JOGO, CLIVE DECIDE SE CASAR E RENUNCIAR AO PASSADO. MAURICE, EMBORA TENTE, NÃO PODE FAZER O MESMO -E VAI ENCONTAR O AMOR FÍSICO QUE NUNCA TEVE COM CLIVE NOS BRAÇOS DE UM SERVIÇAL DO AMIGO, ALEC SCUDDER. ESSA RELAÇÃO COM UM INDIVÍDUO DE UMA CLASSE SOCIAL INFERIOR É, NO ROMANCE E NO FILME, PURA FANTASIA E A ESCALAÇÃO DE RUPERT GRAVES (O IRMÃO MAIS NOVO DA HEROÍNA EM 'A ROOM WITH A VIEW') É UM PROBLEMA.
POR OUTRO LADO, TANTO HUGH GRANT QUANDO JAMES WILBY ESTÃO IMPECÁVEIS. SOB ESSA SUPERFÍCIE CIVILIZADA, CONTUDO, REPOUSA UMA MENSAGEM RADICAL -ESTE FILME NOS LEMBRA QUE FORSTER, EM SEU JEITO GENTIL E EDUCADO, CLAMAVA POR UMA REVOLUÇÃO...

Nenhum comentário:

Postar um comentário