segunda-feira, 31 de maio de 2010

VIAGEM: ALCÂNTARA, MA

ESTIVE EM ALCÂNTARA DUAS VEZES: A VILA QUE ERA A MAIOR DA CAPITANIA DO GRÃO-PARÁ À ÉPOCA COLONIAL PAROU NO TEMPO COM A ASCENSÃO DA VIZINHA SÃO LUÍS - UM PERFEITO CONTRAPONTO AO CENTRO DE LANÇAMENTO DE FOGUETES SITUADO NOS ARREDORES, CONSUMIDO POR UMA EXPLOSÃO EM 2003 QUE VITIMOU 21 PESSOAS. CHEGA-SE À CIDADE DE BARCO, QUE ZARPA DO CAIS DA PRAIA GRANDE, NO CENTRO DE SÃO LUÍS ÀS 7HOO E ÀS 9H30, COM VARIAÇÕES DECORRENTES DA MARÉ. A TRAVESSIA PELA BAÍA DE SÃO MARCOS DURA 1H15. O DESEMBARQUE É FEITO NO PEQUENO CAIS E, ENTÃO, SOBE-SE A LADEIRA ATÉ A PRAÇA PRINCIPAL, NA VERDADE UM LARGO COROADO PELAS RUÍNAS DA MATRIZ DE SÃO MATIAS E EMOLDURADO POR CASAS COLORIDAS. O PRINCIPAL SOBRADO ABRIGA UM MUSEU HISTÓRICO.
ALI PERTO FICA A IGREJA DO CARMO, DO SÉCULO XIX. PEQUENA, A CIDADE É FACILMENTE EXPLORADA A PÉ, COM O ESFORÇO RECOMPENSADO POR UM ALMOÇO DE PEIXE SOB AS FRONDOSAS MANGUEIRAS AO LADO DAS IMPONENTES RUÍNAS . UM PASSEIO IMPERDÍVEL É CONTRATAR UM BARQUEIRO PARA VISITAR A ILHA DO LIVRAMENTO. PRATICAMENTE DESERTA, É IDEAL PARA FUGIDAS À DOIS -FUI COM UM NAMORADO, SOB OS COMENTÁRIOS DO BARQUEIRO QUE COSTUMAVA TRANSPORTAR MUITOS CASAIS... SEXO NUMA ILHA 'QUASE' DESERTA -PENSE NUMA COISA BOA! APENAS JÁ PRÓXIMO À HORA DE RETORNO, FOMOS INTERROMPIDOS PELOS GRITOS DE UM MENINO, NETO DA ÚNICA MORADORA DO PEDAÇO, QUE VINHA OFERECER BEBIDA...SURREAL!
PATRIMÔNIO HISTÓRICO NACIONAL DESDE 1948, ALCÂNTARA CELEBRA, EM MEIO A UMA ATMOSFERA DE VERDADEIRA MAGIA, A FESTA DO DIVINO. ACONTECE SEMPRE EM MAIO E DURA DOZE DIAS: LICORES E DOCES SÃO SERVIDOS PARA TODOS DURANTE OS FESTEJOS, COM OS CORTEJOS PERCORRENDO AS RUAS AO SOM DAS CAIXAS E CÂNTICOS RELIGIOSOS.
OUTRA FESTA POPULAR É A DE SÃO BENEDITO, QUE ACONTECE NA LUA CHEIA DE AGOSTO E REÚNE DEZENAS DE TAMBORES DE CRIOULA QUE DANÇAM A NOITE INTEIRA EM HOMENAGEM AO SANTO. A CIDADE CONTA COM ACONCHEGANTES POUSADAS E BONS RESTAURANTES ESPECIALIZADOS EM FRUTOS DO MAR - SEMPRE FRESCOS E VARIADOS.
UMA PRÓXIMA VIAGEM INCLUIRÁ O PERNOITE NA ILHA, FAMOSA POR TER O REGGAE COMO TRILHA MUSICAL -O MARANHÃO É A JAMAICA BRASILEIRA! A VOLTA SE DÁ ÀS 16HS: NA MINHA ÚLTIMA TRAVESSIA O MAR ESTAVA REVOLTO SOB UM CÉU CINZA CHUMBO. O BARCO SUBIA E DESCIA DAS ONDAS DE MODO PREOCUPANTE -MAS DEU TUDO CERTO E DESEMBARCAMOS NO FRANCISCANO IATE CLUBE, NA PRAIA DE PONTA DE AREIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário