segunda-feira, 5 de outubro de 2020

ESPORTE: MONTANHISMO / AVENTURA, CONSCIENCIA E SUPERAÇAO - PARTE 2



















 SIMILAR À ESCALADA TRADICIONAL (VER ESPORTE/SET'20), A  ESCALADA ESPORTIVA É MAIS ATLÉTICA, COM UM GRAU DE DIFICULDADE MAIOR, E DE FÁCIL ACESSO - OS PROFISSIONAIS COMPARAM À UM GINÁSIO A CÉU ABERTO. GERALMENTE, AS PEÇAS DE PROTEÇÃO JÁ ESTÃO PRÉ-FIXADAS ÀS ROCHAS, O QUE GARANTE MAIS SEGURANÇA E RAPIDEZ. AS PAREDES COSTUMAM TER DE 20 À 40 METROS DE ALTURA.

A ESCALADA INDOOR, OU ARTIFICIAL, É REALIZADA EM ACADEMIAS E GINÁSIOS, EM ESTRUTURAS DE MADEIRA OU CONCRETO COM ALTURA MÁXIMA DE 15 METROS E SUPORTES FIXOS PARA MÃOS E PÉS.

A ESCALADA DO TIPO BOULDER OCORRE EM PEQUENOS BLOCOS DE PEDRA (DE 2 A 10 METROS) QUE DISPENSAM O USO DE EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA COMO CORDA E CADEIRINHA. EM CONSEQUÊNCIA, TEM UM BAIXO CUSTO QUE A TORNA BASTANTE POPULAR. É, CONTUDO, UMA DAS QUE EXIGEM MAIS FORÇA E TÉCNICA.

A ESCALADA DO TIPO BIG WALL É A MARATONA DO MONTANHISMO. EXIGE QUE OS ESCALADORES PERNOITEM NA PAREDE COM MAIS DE 300 METROS POR PELO MENOS UMA NOITE. NO BRASIL, UM DOS LUGARES MAIS PROCURADOS PARA ESSE TIPO DE ESCALADA É A PEDRA DO SINO, NA FLUMINENSE SERRA DOS ÓRGÃOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário