quinta-feira, 2 de novembro de 2017

DANÇA: PARACURU, CE | BERÇO DE BAILARINOS HOMENS VENCE PRECONCEITO

SITUADA A 100 KM DE FORTALEZA, PARACURU É UMA DAS CIDADES DA COSTA OESTE CEARENSE FAMOSAS PELOS VENTOS FORTES QUE ATRAEM PRATICANTES DE KITESURF. MAS TAMBÉM É A CIDADE QUE , PROPORCIONALMENTE, TEM MAIS BAILARINOS - 0,4% DOS 32.000 HABITANTES DANÇAM.
HISTÓRIA QUE COMEÇA COM A INAUGURAÇÃO DA ESCOLA DE DANÇA DE PARACURU, EM 2003. CRIADA PELO BAILARINO FLÁVIO SAMPAIO COMO LABORATÓRIO DE FORMAÇÃO, CRIAÇÃO E DIFUSÃO DA ARTE DA DANÇA EM SUA REGIÃO, A COMPANHIA GANHOU NOTORIEDADE POR TORNAR-SE BERÇO DE BAILARINOS HOMENS, UM MODELO ÚNICO NO BRASIL.
"FLÁVIO SAMPAIO É CAPAZ DE TRANSFORMAR AQUELES MENINOS EM EXÍMIOS PROFISSIONAIS EM APENAS QUATRO ANOS, GRAÇAS À SUA EXPERIÊNCIA NO BALLET BOLSHOI E NA FUNDAÇÃO TEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO. HOJE, BAILARINOS FORMADOS POR ELE ESTÃO FORMANDO OUTROS", ATESTA DAVID LINHARES, DIRETOR GERAL DA XI BIENAL INTERNACIONAL DE DANÇA DO CEARÁ (VER DANÇA/OUT'17).
UM BELO EXEMPLO DE QUE UMA ANDORINHA SÓ PODE FAZER VERÃO. IMAGINE-SE O AVANÇO QUE FOI VENCER O PRECONCEITO PARA QUE PAIS DE POUCA ESCOLARIDADE PERMITISSEM QUE SEUS FILHOS HOMENS PUDESSEM ESTUDAR BALLET? EM PLENO SÉCULO XXI, ESSE É UM DILEMA QUE CAUSA UMA SÉRIE CRISE NAS COMPANHIAS DE DANÇA: A FALTA DE BAILARINOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário