sexta-feira, 20 de outubro de 2017

VIAGEM: BH | OFÍCIOS DE MINAS - AS ATRAÇÕES DA REGIÃO CENTRAL

TRAVEL: BELO HORIZONTE | DOWNTOWN AREA'S ATTRACTIONS
BELO HORIZONTE, QUE COMEÇOU COMO UM ARRAIAL DE TROPEIROS, TORNOU-SE UMA DAS MAIORES METRÓPOLES BRASILEIRA PELA SUA CAPACIDADE DE CRIAR UM CLIMA EXTRAORDINARIAMENTE FAVORÁVEL PARA A CONVIVÊNCIA HUMANA.
EM BH, AS PESSOAS NÃO SE ESBARRAM NAS RUAS. ELAS SE ENCONTRAM, ELAS SE FALAM, ELAS SE RELACIONAM DE VERDADE. E, QUANDO SE REÚNEM, ARRANJAM DIVERSOS PRETEXTOS PARA SE MANTEREM JUNTAS - COM COMIDINHAS DELICIOSAS, DOCES IRRESISTÍVEIS, UMA BOA CACHACINHA E A PROSA, AQUELA PROSA QUE SÓ OS BELO-HORIZONTINOS SABEM TER.
A PRAÇA RUI BARBOSA OU PRAÇA DA ESTAÇÃO É O PONTO DE PARTIDA. LÁ CHEGAVAM OS MATERIAIS PARA A CONSTRUÇÃO DA NOVA CAPITAL MINEIRA. HOJE FUNCIONA COMO ESTAÇÃO DO METRÔ DE SUPERFÍCIE E ABRIGA, DESDE 2005, O MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS - O PRIMEIRO E ÚNICO MUSEU DA AMÉRICA LATINA DEDICADO INTEGRALMENTE AO TEMA, OCUPANDO 9.000 M2 NOS PRÉDIOS HISTÓRICOS DA ANTIGA ESTAÇÃO.
PRÓXIMO, NA CONFLUÊNCIA DAS AVENIDAS AMAZONAS E AFONSO PENA, FICA A PRAÇA SETE DE SETEMBRO, MARCO DE REFERÊNCIA DA ZONA CENTRAL, COM O OBELISCO CRIADO PARA HOMENAGEAR NOSSA INDEPENDÊNCIA. A AFONSO PENA, POR SUA VEZ, É A PRINCIPAL AVENIDA DA CIDADE. ALÉM DE CORAÇÃO ECONÔMICO, ELA INTERLIGA ATRATIVOS TURÍSTICOS NATURAIS E CULTURAIS.
O PARQUE MUNICIPAL AMÉRICO RENEÉ GIANNETTI FOI A PRIMEIRA ÁREA VERDE DA CIDADE, TENDO SIDO INAUGURADO EM 1897, ANTES MESMO DA NOVA CAPITAL. INSPIRADO NOS PARQUES FRANCESES DA BELLE ÉPOQUE, CONTA COM LAGO, ROSEIRAL, CORETO E ABRIGA MAIS DE 50 ESPÉCIES DE ÁRVORES CENTENÁRIAS. UM ORQUIDÁRIO, PLAYGROUNDS,E UM CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMPÕEM O CONJUNTO - QUE AINDA INCLUI O PALÁCIO DAS ARTES.
PROJETADO POR HÉLIO FERREIRA PINTO E INAUGURADO EM 1971, É UM COMPLEXO CULTURAL ONDE ACONTECEM EXPOSIÇÕES, MOSTRAS E ESPETÁCULOS. ALÉM DA GRANDE SALA, PALCO NOBRE DA CIDADE, CONTA AINDA COM DOIS TEATROS, TRÊS GALERIAS DE ARTE, UM CINEMA, LIVRARIA, CAFÉ E UMA LOJA DO CENTRO DE ARTESANATO MINEIRO.
PARA AMANTES DA MÚSICA CLÁSSICA, O ENDEREÇO É O CONSERVATÓRIO DA UFMG, ESPAÇO CULTURAL MULTIUSO QUE OCUPA O ANTIGO PRÉDIO DA ESCOLA DE MÚSICA. CONSTRUÍDO EM 1926, FOI TOTALMENTE RESTAURADO E TOMBADO COMO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO DA CIDADE. POSSUI UM COMPLEXO DE SALAS E AUDITÓRIOS, ALÉM DE RESTAURANTE, LIVRARIA, PRAÇA COBERTA E PÁTIO INTERNO.
OUTROS DESTAQUES NOS ARREDORES DA AFONSO PENA SÃO O CENTRO DE CULTURA BELO HORIZONTE, QUE OCUPA UM DOS RAROS EXEMPLARES DE ARQUITETURA NEOGÓTICA DE INSPIRAÇÃO PORTUGUESA - UM BELO EDIFÍCIO CONSTRUÍDO EM 1914; E O MUSEU INIMÁ DE PAULA, DEDICADO AO ARTISTA PLÁSTICO MINEIRO.
AOS DOMINGOS, DAS 8H ÀS 14H, A MOVIMENTADA AVENIDA ABRIGA A TRADICIONAL FEIRA DE ARTE E ARTESANATO DA AFONSO PENA, UM DOS PRINCIPAIS ATRATIVOS DE BH. A FEIRA COMEÇOU EM 1969 NA PRAÇA DA LIBERDADE, TORNANDO-SE PONTO DE ENCONTRO DE VÁRIAS GERAÇÕES. CRESCEU TANTO QUE EXTRAPOLOU OS LIMITES DA BELA PRAÇA E FOI TRANSFERIDA PARA A AVENIDA EM 1991.
AOS SÁBADOS, A PEDIDA É APRECIAR A DIVERSIDADE DA FEIRA TOM JOBIM SOB A SOMBRA DAS ENORMES GAMELEIRAS SECULARES QUE ADORNAM A AVENIDA BERNARDO MONTEIRO. SEJA NA FEIRA DE ANTIGUIDADES, ONDE SE ENCONTRA PRECIOSOS MÓVEIS E OBJETOS ANTIGOS; SEJA NA FEIRA DE COMIDAS TÍPICAS, COM TODA A VARIEDADE DA COZINHA MINEIRA, A DIVERSÃO É GARANTIDA - ATÉ PORQUE ROLA SEMPRE UMA ATRAÇÃO CULTURAL PARA ANIMAR OS FREQUENTADORES.
NO MESMO LUGAR, ÀS SEXTAS, OCORRE A FEIRA DE FLORES E PLANTAS NATURAIS - TORNANDO AQUELE MAJESTOSO TÚNEL VERDE DE GALHOS RETORCIDOS E COPAS IMENSAS NUM PARAÍSO DE CORES E AROMAS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário