segunda-feira, 9 de outubro de 2017

LIVRO: "MICHELANGELO - UMA VIDA ÉPICA"

"MICHELANGELO - UMA VIDA ÉPICA" (COSAC NAIFY, 752 PGS), ESCRITO PELO HISTORIADOR INGLÊS MARTIN GAYFORD, PARTE DE DUAS FONTES BÁSICAS: OS RELATOS SOBRE A VIDA DO GÊNIO RENASCENTISTA ESCRITOS PELOS CONTEMPORÂNEOS GIORGIO VASARI E ASCANIO CONDIVI. "POUCOS SERES HUMANOS, EXCETO OS FUNDADORES DE RELIGIÕES, FORAM MAIS ESTUDADOS E DISCUTIDOS", RECONHECE GAYFORD.
AO CRUZAR INFORMAÇÕES DOS BIÓGRAFOS ORIGINAIS COM RELATOS DE TERCEIROS, DOCUMENTOS E ATÉ O INVENTÁRIO DE SUAS ROUPAS, O LIVRO FORNECE UMA IMAGEM COMPLEXA DO ARTISTA DIVIDIDO ENTRE CONVICÇÕES GENIAIS E HESITAÇÕES MORTAIS. UM PERSONAGEM DIFÍCIL QUE SE IMPÔS EM MEIO A QUERELAS RELIGIOSAS, GUERRAS DE FACÇÕES POLÍTICAS E INTRIGAS DE VAIDADE.
MICHELANGELO BUONARROTI (1475/1564) FEZ FORTUNA SERVINDO A SETE PAPAS E A OUTROS TANTOS NOTÁVEIS, COMO O CLÃ FLORENTINO MEDICI. NEM SEMPRE, PORÉM, ENTREGAVA O QUE PROMETIA - ALGO QUE ACOMETIA OUTRO CONTEMPORÂNEO CÉLEBRE, LEONARDO DA VINCI.
AO SER CONFRONTADO A TROCAR A ESCULTURA PELA PINTURA, O AUTOR TREMEU NAS BASES E QUASE PROVOCOU UMA GUERRA ENTRE FLORENÇA E ROMA. O PAPA JÚLIO II ADIOU A EXECUÇÃO DO SEU TÚMULO E DECIDIU RECONSTRUIR A CATEDRAL DE SÃO PEDRO. COUBE A MICHELANGELO, RECÉM-CHEGADO A ROMA EM 1505, UM PRÊMIO DE CONSOLAÇÃO: PINTAR O TETO DE UMA CAPELA DE USO RESERVADO QUE SE ENCONTRAVA EM ESTADO DEPLORÁVEL. FELIZMENTE ELE MUDOU DE IDEIA: TRATAVAM-SE DOS AFRESCOS DO TETO DA CAPELA SISTINA, SUA OBRA-PRIMA.
ALÉM DE DA VINCI, FIGURÃO RESPEITADO, QUE ACHAVA QUE A OBSESSÃO DO ESCULTOR POR TENDÕES E MÚSCULOS RESULTAVA EM RIGIDEZ, MICHELANGELO ENFRENTOU A CONCORRÊNCIA DE OUTRO GÊNIO: RAFAEL SANZIO ERA JOVEM, BONITO E ARISTOCRÁTICO - O OPOSTO DO RABUGENTO E FEIOSO ARTISTA NATURAL DE CAPRESE. NESSE E EM OUTROS CASOS, O ACASO ESTEVE AO SEU LADO: RAFAEL MORREU AOS 37 ANOS, NO AUGE DA FAMA - ENQUANTO ELE MORRERIA AOS QUASE 89!
O CORPO HUMANO FOI O CAMPO DE SUA BATALHA ARTÍSTICA. SUA QUEDA POR HOMENS PELADOS LEVA À QUESTÃO DA SEXUALIDADE DE MICHELANGELO. O AUTOR APRESENTA CONCLUSÕES BEM EQUILIBRADAS: EMBORA O SEXO ENTRE HOMENS FOSSE EPIDÊMICO EM FLORENÇA, TRATAVA-SE DE PECADO GRAVE, PUNIDO COM A MORTE!
É INCONCLUSIVO QUE TENHA TIDO AMANTES. MAS POEMAS E CARTAS INDICAM QUE ELE ERA AFEIÇOADO, AINDA QUE PLATONICAMENTE, POR JOVENS RAPAZES. COMO O ARISTOCRATA TOMMASO DE CAVALIERI, EFEBO QUASE QUARENTA ANOS MAIS NOVO QUE CONVIVEU COM ELE ATÉ A MORTE.
"MICHELANGELO TRANSFORMOU TODAS AS ARTES QUE PRATICOU, MAS, DE FORMA FUNDAMENTAL, TRANSFORMOU A IDEIA DO QUE PODE SER UM ARTISTA", ATESTA O HISTORIADOR. O CORPOS QUE ELE PINTOU E ESCULPIU ESTÃO ENTRE AS COISAS MAIS EXTRAORDINÁRIAS QUE A HUMANIDADE PRODUZIU...

Nenhum comentário:

Postar um comentário