O FESTIVAL DE VENEZA DESTE ANO FEZ UMA JUSTA HOMENAGEM A DOIS ARTISTAS FABULOSOS: ROBERT REDFORD E JANE FONDA. O LEÃO DE OURO HONORÁRIO QUE AMBOS RECEBERAM PELA RELEVANTE CONTRIBUIÇÃO AO UNIVERSO DO CINEMA COINCIDIU COM A CELEBRAÇÃO DOS 50 ANOS DE "BAREFOOT IN THE PARK" (VER POSTAGEM ANTERIOR, FILME/SET'17) E O LANÇAMENTO DE "OUR SOULS AT NIGHT" - PRODUÇÃO ORIGINAL DA NETFLIX QUE SERÁ DISPONIBILIZADA NO FINAL DESTE ANO, E QUE MARCA O REENCONTRO DA DUPLA.
APÓS PERAMBULAR PELA EUROPA AO FIM DOS ESTUDOS, REDFORD ENTROU PARA ACADEMIA AMERICANA DE ARTE DRAMÁTICA, ONDE ENCONTROU SUA VERDADEIRA VOCAÇÃO. ESTREOU NO TEATRO E FEZ ENORME SUCESSO EM PEÇAS COMO "UM DOMINGO EM NOVA YORK" OU "DESCALÇOS NO PARQUE" - QUE VIRARIA FILME. 1967 FOI UMA ANO ESPECIAL: ALÉM DO FILME BASEADO NA PEÇA DE SIMON, QUE ELE CO-ESTRELA COM JANE FONDA, REDFORD VIRA PARCEIRO DE CENA DE PAUL NEWMAN EM "BUTCH CASSIDY E SUNDANCE KID", UM AMBICIOSO E EXITOSO FILME SOBRE AS ANDANÇAS E PERCALÇOS DE DOIS SIMPÁTICOS E BELOS LADRÕES DE BANCO - NEWMAN E REDFORD ERAM OS SEX-SYMBOLS DE ENTÃO.
O ÊXITO DA DUPLA SE REPETE EM "GOLPE DE MESTRE", PREMIADO COM O OSCAR DE MELHOR FILME. TAMBÉM EM 1973, CO-ESTRELA "THE WAY WE WERE / NOSSO AMOR DE ONTEM" COM BARBRA STREISAND. NO ANO SEGUINTE, A SUPERPRODUÇÃO "THE GREAT GATSBY" FRACASSA E QUASE LEVA A PARAMOUNT À FALÊNCIA.
EM 1976, OUTRO GRANDE SUCESSO: "TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE", NO QUAL FAZ PARCERIA COM DUSTIN HOFFMAN. AO DECIDIR ASSUMIR A DIREÇÃO, FAZ "ORDINARY PEOPLE", QUE LHE RENDE OS OSCARS DE MELHOR DIREÇÃO E FILME EM 1981.
COM A VIDA PESSOAL SEMPRE MANTIDA SOB SIGILO, O ATOR DE 81 ANOS E 1,79 M FOI CASADO ALGUMAS VEZES - INCLUINDO UMA LONGA RELAÇÃO DE 27 ANOS COM A MÓRMON LOLA, COM QUEM TEVE QUATRO FILHOS.
ALÉM DO EMPENHO EM CAUSAS SOCIAIS E NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE, O ATOR IDEALIZOU E FUNDOU O CONCEITUADO FESTIVAL DE CINEMA DE SUNDANCE, QUE DÁ OPORTUNIDADE A TALENTOS INCIANTES DA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA DOS ESTADOS UNIDOS E DE VÁRIOS OUTROS PAÍSES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário