quinta-feira, 13 de abril de 2017
MARATONA: MAGGIE SMITH | 'THE PRIME OF MISS JEAN BRODIE' +''KEEPING MUM' + 'LADIES IN LAVENDER'
FILMS: MARATHON FOR MAGGIE SMITH'S FANS
ADAPTAÇÃO DE UM LIVRO QUE JÁ FORA SUCESSO NO TEATRO, O FILME 'THE PRIME OF MISS JEAN BRODIE'(1969), DE RONALD NEAME, NARRA A HISTÓRIA DE MISS BRODIE, JOVEM PROFESSORA DE UMA ESCOLA PARTICULAR PARA MENINAS NA EDINBURGO DOS ANOS 30. DETERMINADA, ELA IGNORA O CURRÍCULO COM SEU HETERODOXO MÉTODO DE ENSINO E INFLUENCIA AS ALUNAS DE 12 ANOS.
INDEPENDENTE, NÃO ESCONDE A ATRAÇÃO PELO PROFESSOR DE ARTES, UM SUJEITO CASADO E PAI DE SEIS FILHOS QUE É APAIXONADO POR ELA: TODOS OS SEUS RETRATOS REMETEM À SUA FIGURA. MAS MANTÉM UM AFFAIR COM O PROFESSOR DE MÚSICA, CUJO PEDIDO DE CASAMENTO RECUSA. AS IDEIAS FASCISTAS QUE DIFUNDE ACABAM POR VITIMAR UMA DE SUAS QUATRO PREFERIDAS E FOMENTAR A TRAIÇÃO DE UMA DELAS.
MAGGIE SMITH ESTÁ MARAVILHOSA NO PAPEL DE JEAN BRODIE, PAPEL QUE LHE RENDERIA SEU ÚNICO OSCAR DE ATRIZ E TAMBÉM UM GLOBO DE OURO. A CENA EM QUE ELA REAGE À CARTA FORJADA PELA PUPILA VINGATIVA E QUE VAI PARAR NAS MÃOS DA DIRETORA DA ESCOLA É ANTOLÓGICA.
DIRIGIDO POR NIALL JOHNSON, 'KEEPING MUM / DE BICO CALADO'(2005) É UMA DELICIOSA COMÉDIA DE HUMOR NEGRO COM ELENCO ESTELAR ENCABEÇADO POR MAGGIE SMITH, QUE INTERPRETA ROSIE JONES. APÓS PASSAR 43 ANOS PRESA POR MATAR O MARIDO E A AMANTE, ELA VAI PROCURAR EMPREGO NA BUCÓLICA VILA DE LITTLE WALLOP, ONDE VIRA GOVERNANTA DA FAMÍLIA DO VIGÁRIO LOCAL, WALTER GOODFELLOW E SUA ESPOSA GLÓRIA.
PREOCUPADO EM ELABORAR UM SERMÃO PERFEITO, ELE NÃO PERCEBE A CONFUSÃO REINANTE EM SUA CASA: A MULHER TENDO UM CASO COM SEU INSTRUTOR AMERICANO DE GOLFE, A FILHA TENDO MUITOS NAMORADOS E FILHO SENDO ALVO DE BULLYING NA ESCOLA.
A PRESTATIVA GOVERNANTA COMEÇA A POR AS COISAS EM ORDEM USANDO MÉTODOS BEM HETERODOXOS E ATÉ AJUDA NA CRIAÇÃO DE UM SERMÃO QUE ARREBATA OS FIÉIS. ALÉM DE SMITH, O FILME CONTA COM ROWAN ATKINSON (O ETERNO MR. BEAN), A CLASSUDA KRISTIN SCOTT-THOMAS E PATRICK SWAYZE, JÁ ABALADO PELA DOENÇA QUE O VITIMARIA.
O VIOLONISTA POLONÊS ANDREA (DANIEL BRUHL) SURGE NA PRAIA PRÓXIMA À CASA DAS IRMÃS SOLTEIRONAS WIDDINGTON APÓS NAUFRÁGIO NUMA NOITE TEMPESTUOSA. URSULA (JUDI DENCH) E JANET (MAGGIE SMITH) CUIDAM DO INESPERADO HÓSPEDE QUE SE REVELA TALENTOSO.
DESMEMORIADO, O JOVEM MÚSICO CONQUISTA À TODOS, ALTERANDO A PACATA ROTINA DA PITORESCA VILA DE PESCADORES NA CORNUALHA DE 1936. AO FINAL, AS IRMÂS VÃO ASSISTIR SUA APRESENTAÇÃO EM LONDRES ENQUANTO A CIDADEZINHA ESCUTA O CONCERTO PELO RÁDIO. DELICADO E BELO FILME DE CHARLES DANCE, 'LADIES IN LAVENDER' FOI LANÇADO EM 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
RIP Maggie Smith
ResponderExcluir