quarta-feira, 2 de novembro de 2016

ORGULHO GAY: REPRESENTAÇÕES DAS IDENTIDADES LGBT NA MÚSICA BRASILEIRA

GAY PRIDE: LGBT IDENTITIES' REPRESENTATIONS ON BRAZILIAN MUSIC
O LIVRO "NÓS DUAS - AS REPRESENTAÇÕES LGBT NA CANÇÃO BRASILEIRA", DO MESTRE EM FILOSOFIA RENATO GONÇALVES, FOCA NA ANÁLISE DE UM PONTOS MENOS ABORDADOS NOS ESTUDOS FEITOS SOBRE A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA. SEJA DE MODO EXPLÍCITO OU VELADO NA COMPOSIÇÃO, NA INTERPRETAÇÃO OU NA ATITUDE, ESSA QUESTÃO DO GÊNERO PERMANECIA INTOCADA.
AS CONQUISTAS INERENTES AO TEMA DENTRO DO UNIVERSO DA CANÇÃO GUARDAM UMA LONGA HISTÓRIA - E ESSE PANORAMA HISTÓRICO É RESGATADO POR GONÇALVES. DESDE A ESQUECIDA CANTORA E COMPOSITORA TUCA (1944/1978) ATÉ UMA GRAVAÇÃO MAIS RECENTE DE ELZA SOARES, E PASSANDO, CLARO, PELO CHOQUE DA ANDROGINIA DOS SECOS & MOLHADOS. TUDO ANALISADO À LUZ DA SOCIOLOGIA, DA FILOSOFIA, DA ANTROPOLOGIA E DA PSICANÁLISE.
"PARTINDO DAS CANÇÕES, PROCUREI , COMO VENHO FAZENDO NAS OUTRAS ATIVIDADES ACADÊMICAS, DISCUTIR ASSUNTOS HISTÓRICOS E SOCIAIS, QUE ESTÃO NA CANÇÃO, MAS NÃO SE LIMITAM A ELA. É COMO UM RETRATO DA TRAJETÓRIA DA QUESTÃO NO BRASIL", ATESTA O AUTOR.
LONGE DE SER UM GLOSSÁRIO DE COMPOSIÇÕES SOBRE O TEMA OU FONTE DE PESQUISAS PARA A MÍDIA SENSACIONALISTA, GONÇALVES FOCA EM 30 CANÇÕES. 'MESMO QUE SEJA EU'(ERASMO CARLOS/ROBERTO CARLOS), 'RUBENS'(MARIO MANGA), 'DE PÉS NO CHÃO'(RITA LEE), 'GENI E O ZEPELIN'(CHICO BUARQUE) , 'HOMEM'(CAETANO VELOSO), ENTRE OUTRAS, SÃO DIVIDIDAS EM BLOCOS TEMÁTICOS - COMO A CANÇÃO E A REPERESENTAÇÃO DELA, A CENSURA E ALINGUAGEM, A FANTASIA E A REALIDADE, O PÚBLICO E O PRIVADO NO SHOW BIZ.
UM NOVO ESTUDO FOCANDO DA DÉCADA DE 90 (ADRIANA CALCANHOTO, CÁSSIA ELLER, ZÉLIA DUNCAN) ATÉ OS DIAS ATUAIS ESTÁ EM PREPARAÇÃO. O AMOR QUE OUSOU CANTAR SEU NOME REVELA-SE POR INTEIRO ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário