segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

MEMÓRIA: UMBERTO ECO (1932 / 2016)

MEMORY: UMBERTO ECO (1932 / 2016)
COMO A MAIORIA DAS PESSOAS, CONHECI UMBERTO ECO AO ENVEREDAR PELAS PÁGINAS IRRESISTÍVEIS DE SEU COLOSSAL ROMANCE DE ESTRÉIA, "O NOME DA ROSA" (1980) - QUE GANHARIA UMA VERSÃO CINEMATOGRÁFICA EM 1986, ESTRELADA POR SEAN CONNERY E CHRISTIAN SLATER.
A TRAMA, FASCINANTE E EXALANDO ERUDIÇÃO, TRADUZIA TODA A MÍSTICA INERENTE À IDADE MÉDIA, COM SEUS MOSTEIROS E ABADIAS -DEPOSITÁRIOS DO CONHECIMENTO ACUMULADO DA HUMANIDADE. FOI PAIXÃO À PRIMEIRA LEITURA.
EM 1988, ECO LANÇOU "O PÊNDULO DE FOUCAULT", OUTRO DELICIOSO MERGULHO POR ENTRE SOCIEDADES SECRETAS, TEORIAS CONSPIRATÓRIAS E REFERÊNCIAS ALQUÍMICAS E ESOTÉRICAS. O TÍTULO REFERE-SE AO PÊNDULO PROJETADO PELO FÍSICO FRANCÊS LÉON FOUCAULT PARA DEMONSTRAR A ROTAÇÃO DA TERRA.
"SOU UM FILÓSOFO. ESCREVO ROMANCES APENAS NOS FINS DE SEMANA", COSTUMAVA DIZER. FORAM PRODUTIVOS ESSES FINS DE SEMANA: " A ILHA DO DIA ANTERIOR" (1994), "BAUDOLINO" (2000), " "A MISTERIOSA CHAMA DA RAINHA LOANA" (2004), " O CEMITÉRIO DE PRAGA" (2011) E " O NÚMERO ZERO" (2015). SEU ÚLTIMO LIVRO DEVERÁ SER LANÇADO NO FINAL DESTE MÊS NA ITÁLIA. ECO PUBLICOU OUTROS INÚMEROS TÍTULOS NAS ÁREAS DE FILOSOFIA, SEMIÓTICA E LINGUÍSTICA - COMO ' A HISTÓRIA DA BELEZA' E 'A HISTÓRIA DA FEIÚRA'.
UM DOS PATRIMÔNIOS INTELECTUAIS DA ITÁLIA (E DO MUNDO), O CELEBRADO PROFESSOR DE SEMIÓTICA E FILÓSOFO DA UNIVERSIDADE DE BOLONHA TAMBÉM LECIONOU EM YALE, EM HARVARD E NA COLUMBIA UNIVERSITY. ECO MORREU AOS 84 ANOS EM SUA CASA MILANESA, NA ÚLTIMA SEXTA, 19/02, VÍTIMA DE UM CÂNCER DE PÂNCREAS QUE COMBATIA JÁ HÁ DOIS ANOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário