quinta-feira, 26 de novembro de 2015

MÚSICA: NINA SIMONE

LANÇADO EM JANEIRO PASSADO NO SUNDANCE FILM FESTIVAL, O DOCUMENTÁRIO 'WHAT HAPPENED MISS SIMONE?', DE LIZ GARBUS, COMEÇA EM 1976. NINA SIMONE RETORNA AOS PALCOS EM MONTREUX APÓS UM AUTO EXÍLIO DE DOIS ANOS NA LIBÉRIA. " A AMÉRICA COM A QUAL SONHEI NOS ANOS 60 PARECE UMA PIADA DE MAU GOSTO, COM NIXON NA CASA BRANCA E A LUTA PELOS DIREITOS DOS NEGROS SUBSTITUÍDA PELA DISCO", ESCREVEU A CANTORA E ATIVISTA EM SUAS MEMÓRIAS, 'I PUT A SPELL ON YOU'(1991).
SIMONE, PIANISTA PRODÍGIO, COMEÇOU A CANTAR POR IMPOSIÇÃO DO DONO DO BAR ONDE TOCAVA EM 1954. QUANDO LANÇOU O PRIMEIRO SUCESSO, COM UMA PERSONALÍSSIMA VERSÃO DE 'I LOVE YOU PERGY' ( NO FILME, ELA APRESENTA A CANÇÃO NUMA FESTA NA MANSÃO PLAYBOY), ROSA PARKS HAVIA SE RECUSADO A CEDER SEU LUGAR NUM ÔNIBUS E TROPAS FEDERAIS PROTEGIAM ESTUDANTES NEGROS EM LITTLE ROCK, ARKANSAS. O ANO ERA 1959 E A LUTA PELA IGUALDADE RACIAL GRASSAVA NOS ESTADOS UNIDOS.
COM A FAMA, SEU CÍRCULO SOCIAL E SEU ATIVISMO TAMBÉM AUMENTARAM. É QUANDO COMPÕE A VISCERAL 'MISSISSIPI GODDAM', UM HINO CONTRA O RACISMO QUE IMPERAVA NOS ESTADOS SULISTAS. NO FILME, HÁ UM CURTO REGISTRO DELA CANTANDO DURANTE OS EMBLEMÁTICOS PROTESTOS DE SELMA, EM 1965.
UMA PRODUÇÃO DO NETFLIX, O DOCUMENTÁRIO É RECHEADO DE REGISTROS DE APRESENTAÇÕES, IMAGENS DE ARQUIVO E ENTREVISTAS- COM A CANTORA, COM SEU EX-MARIDO, ANDREW STROUD E COM SUA FILHA, LISA SIMONE KELLY.

Nenhum comentário:

Postar um comentário