terça-feira, 24 de novembro de 2015
FILME 2: DOCUMENTÁRIO 'REGARDING SUSAN SONTAG'
OS DEZ ANOS DE MORTE DA ESCRITORA SUSAN SONTAG FORAM CELEBRADOS EM 2014 COM UMA SÉRIE DE LANÇAMENTOS: EDIÇÕES PÓSTUMAS DE ENSAIOS, VERSÕES EDITADAS DE SEUS DIÁRIOS E CADERNOS DE NOTAS, OBRAS ACADÊMICAS SOBRE ELA, MEMÓRIAS DE AMIGOS...
"JUNTOS, ESTES LANÇAMENTOS CONSTITUEM UMA FESTA PARA OS MUITOS FÃS DE SONTAG E UM ESFORÇO COLETIVO PARA REEXAMINAR UMA VIDA CHEIA DE CONTRADIÇÕES E COMPLEXIDADES", ESCREVEU A CINEASTA NANCY KATES NA RESENHA DO LIVRO " AS CONSCIOUSNESS IS HARNESSED TO FLESH: JOURNALS & NOTEBOOKS 1964 - 1980", EDITADO PELO FILHO DA INTELECTUAL, DAVID RIEFF.
KATES DIRIGIU 'REGARDING SUSAN SONTAG', LONGA-METRAGEM PRODUZIDO COM APOIO DA HBO LANÇANDO EM SETEMBRO DO ANO PASSADO E JÁ EXIBIDO POR AQUI NA TV PAGA. RETRATANDO A REVERENCIADA AUTORA COMO A PERSONAGEM RENASCENTISTA QUE ERA, O DESAFIO NÃO FOI PEQUENO: NARRAR A VIDA DE SONTAG, APRESENTAR E DISCUTIR SUA OBRA, EVIDENCIAR AS LIGAÇÕES ENTRE UMA E OUTRA - E, NUMA OPERAÇÃO CRÍTICA, DESAFIAR O RETRATO QUE A ESCRITORA NORTE-AMERICANA FAZIA DE SI MESMA.
A IDEIA DO DOCUMENTÁRIO SURGIU MESES APÓS A MORTE DE SONTAG, EM DEZEMBRO DE 2004. KATES EXERGA SIMILARIDADES ENTRE SONTAG E O ATIVISTA BAYARD RUSTIN (1912/1987), TEMA DE SEU TRABALHO ANTERIOR. " AMBOS FORAM INTELECTUAIS 'QUEER' PÚBLICOS DOS ANOS 60 E 70", COMPARA.
A SEXUALIDADE É UM DOS ASPECTOS EXPLORADOS NO FILME. CASADA NOS ANOS 50 COM UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO, SONTAG MANTEVE RELAÇÕES COM MULHERES POR TODA A VIDA. AINDA QUE NÃO OCULTASSE DE TODO SEUS AMORES, PARA ALGUNS A ESCRITORA PODERIA TER RECONHECIDO A INFLUÊNCIA DE SUA ORIENTAÇÃO SEXUAL EM SUA VIDA E OBRA. "É UMA PARTE DA HISTÓRIA QUE ESTAMOS CONTANDO, MAS AS PESSOAS SÃO BEM MAIS DO QUE SUA SEXUALIDADE. ESPERAVA QUE PUDÉSSEMOS SER HONESTOS SOBRE SUA VIDA PRIVADA - O QUE ELA NÃO ERA - SEM TRANSFORMAR UM FILME SOBRE UMA RESPEITADA INTELECTUAL EM ALGO SUPERFICIAL". ARGUMENTA KATES, QUE REGISTROU DEPOIMENTOS DE EX-NAMORADAS DE SONTAG.
ROTULAÇÕES, CONTUDO, É ALGO IMPENSÁVEL EM CASOS COMO O DE SONTAG. " É DIFÍCIL FAZER UM FILME SOBRE ALGUÉM COM TANTOS PENSAMENTOS E IDEIAS", RECONHECE KATES, QUE CONSEGUIU CONSTRUIR UM RETRATO PRIMOROSO E RICO DE UMA MULHER ABSOLUTAMENTE BRILHANTE, SEDUTORA E CONTRADITÓRIA. UMA PERSONAGEM FASCINANTE CUJO LEMA ERA 'SOU MOVIDA POR IDEIAS' - SUBTÍTULO DO DOCUMENTÁRIO.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário