segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

VIAGEM: OLINDA

UMA DAS MAIS PRESERVADAS CIDADES HISTÓRICAS DO PAÍS É TAMBÉM UMA DAS MAIS ANTIGAS: OLINDA FOI FUNDADA EM 1535, TORNANDO-SE VILA DOIS ANOS DEPOIS. FOI SEDE DA CAPITANIA (E DEPOIS PROVÍNCIA) DE PERNAMBUCO POR 300 ANOS, QUANDO PERDEU O TÍTULO, EM 1837, PARA A VIZINHA RECIFE. ATUALMENTE CONTA COM QUASE 400 MIL HABITANTES.
DIZ-SE QUE O NOME SURGIU DE UMA CONSTATAÇÃO DO PRIMEIRO DONATÁRIO DA CAPITANIA, O FIDALGO PORTUGUÊS DUARTE COÊLHO: "OH, LINDA SITUAÇÃO PARA SE CONSTRUIR UMA VILA!" NÃO HÁ COMO NÃO CONCORDAR. ESPRAIANDO-SE PELA COLINA, A CIDADE É DOMINADA PELA IGREJA DA SÉ. AO LADO, A FEIOSA TORRE DA CAIXA-D'ÁGUA GANHOU UM MODERNO MIRANTE COM ELEVADOR PANORÂMICO. ALGUMAS ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS: CONVENTO DE SÃO FRANCISCO, MOSTEIRO DE SÃO BENTO, IGREJA DO CARMO, OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DO ALTO DA SÉ E FAROL- DESTAQUES EM MEIO AO BELO E COLORIDO CASARIO DO CENTRO HISTÓRICO. AO NORTE, UMA INTENSA VERTICALIZAÇÃO VAI MUDANDO O SKYLINE DA CIDADE.
OLINDA CONTA COM UM DOS CARNAVAIS MAIS ANIMADOS E DEMOCRÁTICOS DO PAÍS. POR DUAS VEZES, TESTEMUNHEI AS LADEIRAS A FERVILHAR DE GENTE, SOB O COMANDO DOS BONECOS GIGANTES AO SOM DE MARCHINHAS E DO FREVO. EM 2014, A NOVIDADE É O BLOCO DO MENINO ROSADO -QUE TEM FOCO NA DIVERSIDADE E NA ALEGRIA CONTAGIANTE DA CIDADE ALTA. A RUA 13 DE MAIO, POR SINAL, É O POINT GAY DURANTE O PERÍODO MOMINO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário