segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014
TV: CASAL GAY CONQUISTA O BRASIL - COM BEIJO!
NA ÚLTIMA SEXTA, 31/01, A NOVELA 'AMOR À VIDA' ENTROU PARA A HISTÓRIA AO LEVAR AO AR O PRIMEIRO BEIJO GAY DA TV BRASILEIRA. E, NO PAÍS DAS TELENOVELAS, QUE ISSO TENHA RESULTADO DO CLAMOR POPULAR POR UM FINAL FELIZ PARA O CASAL, É ALGO MEMORÁVEL. A TÃO ESPERADA CENA FOI LIBERADA À TARDE E TERIA SIDO REGRAVADA POUCAS HORAS ANTES DE IR AO AR. UMA VITÓRIA DO AUTOR, WALCYR CARRASCO, QUE CONDUZIU, COM UM TEXTO PRECISO E HILÁRIO, AS ESTRIPULIAS DA BICHA MÁ QUE CONQUISTARA O PÚBLICO DESDE O INÍCIO DO FOLHETIM (VER TV/MAIO'13). VILÃO QUE FEZ O CASAL PROTAGONISTA DA NOVELA COMER O PÃO QUE O DIABO AMASSOU E QUE, REDIMIDO E AMADO PELO 'CARNEIRINHO', GANHOU O DIREITO À UM FINAL FELIZ.
DESTAQUE ABSOLUTO PARA A ESTUPENDA INTERPRETAÇÃO DE MATEUS SOLANO. UM PERSONAGEM AMARGO, ATORMENTADO PELO PAI HOMOFÓBICO (ANTÔNIO FAGUNDES), QUE SE PROTEGE COM UM HUMOR FERINO, FÉLIX ENCONTRA SEU CONTRAPONTO NO CHEF NIKO DE THIAGO FRAGOSO -UMA FIGURA SOLAR, EXPANSIVA, BEM-RESOLVIDA E FELIZ COM SUA HOMOSSEXULIDADE E PATERNIDADE. "FOI UM GRANDE DRAMA GAY. O AMOR ENTRE OS DOIS HOMENS ENGOLIU E SALVOU A NOVELA", ATESTOU A VEJA. A CENA FINAL, ECOANDO, ÀS AVESSAS, O POÉTICO E TRISTE DESENLANCE DE 'MORTE EM VENEZA', DE LUCHINO VISCONTI, FOI TOCANTE. SOB O SOL MATINAL, PAI FRAGILIZADO E FILHO TRAVAM UM CURTO E LIBERTADOR DIÁLOGO -EXACERBADO PELA VIGOROSA ATUAÇÃO DE DOIS DE NOSSOS MELHORES ATORES.
" VI O ÚLTIMO CAPÍTULO AOS PRANTOS. A RELAÇÃO DO FÉLIX COM O PAI ME COMOVEU E, CLARO, O BEIJO ME EMOCIONOU BASTANTE PELO CUNHO SOCIAL E POLÍTICO. FIQUEI SATISFEITO, FIQUEI HISTÉRICO. SE FALTASSE O BEIJO, SOBRARIA INCOERÊNCIA", COMENTOU NOSSO ÚNICO DEPUTADO FEDERAL GAY, JEAN WILLYS, LEMBRANDO O FATO QUE EM 2005 O BEIJO GAY DE 'AMÉRICA', DA GLÓRIA PEREZ, NÃO FOI EXIBIDO. "QUEM FEZ ESSE BEIJO EXISTIR NÃO FORAM OS GAYS E LÉSBICAS, MAS SIM O POVO BRASILEIRO QUE MANIFESTOU TORCIDA, MANDOU CARTAS PARA A GLOBO. ISSO É UMA EMOÇÃO...", LEMBROU CARLOS TUFVESSON, ESTILISTA E COORDENADOR ESPECIAL DE DIVERSIDADE SEXUAL DO RIO.
UMA PÁGINA IMPORTANTE DA HISTÓRIA DO ORGULHO GAY NO BRASIL FOI VIRADA. A IGUALDADE DE DIREITOS AINDA É, CONTUDO, UMA GUERRA EM ANDAMENTO. E SE, A EUFORIA CAUSADA PELO BEIJO GAY FOI CELEBRADA COM ENTUSIASMO SIMILAR À CELEBRAÇÃO DE GOLS NO FUTEBOL, OUVIRAM-SE TAMBÉM, AQUI E ACOLÁ, GRITOS DE 'CHUPA, FELICIANO!' E 'CHUPA, BOLSONARO!'. A NOS LEMBRAR QUE A LUTA CONTINUA ... ISSO SEM FALAR DOS CRIMES CONTRA GAYS OCORRIDOS RECENTEMENTE EM SÃO PAULO -UM ABSURDO!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Destaque merecido, meu querido! Muitos heteros de homofobia light andam perguntando: "o que há de tão importante nisso", ou "não devíamos nos preocupar com a política, que é algo muito mais sério?". O fato é que é sim um marco na TV brasileira e na dramaturgia. é verdade que o primeiro beijo gay em novelas foi no SBT, em "Amor e Revolução", mas eram duas mulheres, o que não só não agride os machões de plantão como faz parte das suas fantasias. O avanço é por ser o primeiro beijo entre dois homens, na maior emissora do país, em seu principal produto, com torcida do público. Tabu quebrado, agora é definitivo!
ResponderExcluirBjo forte!
Ebomsergay!
Obrigado,meu querido! Achei q não podia passar em branco: foi histórico sim e foi emocionante sim. O beijo gay na Globo e o casamento coletivo no Grammy já fazem parte da Nossa História. Porque é bom mas ainda não é fácil ser gay,,,
ResponderExcluirBjao do joao