segunda-feira, 14 de outubro de 2013
ESPIRITUALIDADE: TEOLOGIA INCLUSIVA
CANSADOS DA EXCLUSÃO RELIGIOSA, OS HOMOSSEXUAIS CRIAM SUAS PRÓPRIAS IGREJAS E ADOTAM NOVAS INTERPRETAÇÕES PARA AS PROIBIÇÕES DA BÍBLIA -UMA TENDÊNCIA CONHECIDA COMO TEOLOGIA INCLUSIVA, TEOLOGIA AFIRMATIVA OU TEOLOGIA QUEER. UMA HISTÓRIA QUE REMONTA AOS ANOS 70, QUANDO O REVERENDO TROY PERRY, AFASTADO DO TRABALHO AO DIVORCIAR-SE DA ESPOSA E ASSUMIR-SE GAY, ENFRENTOU UMA SÉRIA CRISE EXISTENCIAL QUE BEIROU O SUICÍDIO. ATENDENDO À UM "CHAMADO DIVINO", ELE VOLTA A PASTOREAR COM FOCO NAS PESSOAS DESCRIMINADAS POR SUA ORIENTAÇÃO SEXUAL. ASSIM NASCIA A METROPOLITAN COMMUNITY CHURCHES (MCC), A PRIMEIRA DENOMINAÇÃO INCLUSIVA DOS ESTADOS UNIDOS. ATUALMENTE A MCC CONTA COM 43 MIL MEMBROS, DISTRIBUÍDOS EM 222 CONGREGAÇÕES ESPALHADAS POR 37 PAÍSES. DESDE 2007 PRESENTE NO BRASIL COMO IGREJA DA COMUNIDADE METROPOLITANA, CONTA COM 28 COMUNIDADES ORGANIZADAS EM NOVE ESTADOS -EM FORTALEZA, A SEDE FICA NA RUA 24 DE MAIO, CENTRO.
UM EXEMPLO DA RELEITURA BÍBLICA QUE A EMBASAM ESTÁ NA CONHECIDA HISTÓRIA SOBRE A DESTRUIÇÃO DAS CIDADES DE SODOMA E GOMORRA, NARRADA NO GÊNESIS. OS INCLUSIVOS USAM UMA PASSAGEM DO LIVRO DO PROFETA EZEQUIEL (EZEQUIEL 16:49) PARA REFORÇAR SUA TEORIA DE QUE O GRANDE PECADO DAS DUAS CIDADES NÃO FOI A DEVASSIDÃO HOMOSSEXUAL, MAS A FALTA DE HOSPITALIDADE E JUSTIÇA SOCIAL. "EIS QUE ESSA FOI A INIQUIDADE DE SODOMA, FARTURA DE PÃO E PRÓSPERA OCIOSIDADE TEVE ELA E SUAS FILHAS, MAS NUNCA AMPAROU O POBRE E O NECESSITADO" ,DIZ O TEXTO BÍBLICO. PARA OS TEÓLOGOS GAYS, PORTANTO, A AUSÊNCIA DE INTERESSE POR JUSTIÇA SOCIAL E A FALTA DE HOSPITALIDADE NUMA CULTURA PRIMORDIALMENTE NÔMADE SERIAM OS GRANDES PECADOS DE SODOMA E GOMORRA. OS CONTRÁRIOS LEMBRAM A PASSAGEM DO LIVRO DE JUDAS: "DE MODO SEMELHANTE A ESTES, SODOMA E GOMORRA E AS CIDADES EM REDOR, SE ENTREGARAM À IMORALIDADE E A RELAÇÕES SEXUAIS ANTINATURAIS. ESTANDO SOB O CASTIGO DO FOGO ETERNO, ELAS SERVEM DE EXEMPLO."
NESSA INGLÓRIA DISCUSSÃO DE INTERPRETAÇÕES, MUITOS CRISTÃOS IGNORAM O FATO DE QUE HÁ UM REBANHO FORMADO POR HOMOSSEXUAIS NÃO-ASSUMIDOS, LEVANDO VIDAS QUE HENRY DAVID THOREAU DEFINIU COMO DE "SILENCIOSO DESESPERO". SÃO PESSOAS COMUNS, CRISTÃOS SINCEROS QUE NUTREM O DESEJO DE SERVIR AO MESMO SENHOR ADORADO PELA MAIORIA HETEROSSEXUAL. SÃO HOMENS E MULHERES QUE FORAM ACEITOS PELO AMOR INCONDICIONAL DE UM DEUS QUE, SEGUNDO O LIVRO SAGRADO, NÃO FAZ DISTINÇÃO ENTRE AS PESSOAS -MAS DESCOBRIRAM , NA PRÁTICA, QUE AS IGREJAS A FAZEM. NESSE SENTIDO, A QUEBRA DESSE SILÊNCIO PROPOSTA PELAS CONGREGAÇÕES QUEERS É UM ALENTO PARA TODOS NÓS, HOMOSSEXUAIS CRISTÃOS.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário