quinta-feira, 27 de junho de 2013
ARTE: EXPO 'LEONILSON INFLAMÁVEL' EM FORTALEZA
EM CARTAZ ATÉ 8 DE SETEMBRO NO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO CEARÁ, NO CENTRO DRAGÃO DO MAR, A EXPOSIÇÃO "LEONILSON INFLAMÁVEL" MARCA OS VINTE ANOS DA MORTE DO ARTISTA E OS DEZ ANOS DE CRIAÇÃO DO PROJETO LEONILSON. TRATA-SE DA MAIOR MOSTRA DE TRABALHOS DE LEONILSON JÁ REALIZADA EM SUA CIDADE NATAL. NO TOTAL SÃO 180 OBRAS VINDAS DOS ACERVOS DA FAMÍLIA BEZERRA DIAS, DO MASP E DO PRÓPRIO MAC-CE, COM CURADORIA DE BITU CASSUNDÉ.
A VIDA DE JOSÉ LEONILSON (1957/1993) FOI PINTADA, BORDADA, DESENHADA E ESCRITA EM TELAS, LONAS, CARTAZES, CADERNOS E TECIDOS. ELE MESMO TRATOU DE FUNDIR VIDA E OBRA: "O MEU TRABALHO É O MEU PONTO NO MUNDO, SABE; É PARA ONDE EU CORRO. ASSIM, O MEU TRABALHO É A MINHA OBSERVAÇÃO SOBRE O MUNDO." QUANDO ESTAVA PRESTES A MORRER, FEZ UM QUADRO COM UMA PEQUENA GOTA DE SANGUE DO SEU DEDO - "É UMA DECLARAÇÃO DE AMOR HOMOERÓTICO E AMOR À VIDA", DIZ WILTON GARCIA, AUTOR DO LIVRO 'HOMOEROTISMO & IMAGEM NO BRASIL'(NOJOSA EDIÇÕES/FAPESP).
O TEXTO E A PALAVRA SEMPRE ESTIVERAM PRESENTES EM SUA OBRA E SURGEM EM LIVROS, BORDADOS OU RISCADOS E INTEGRAM-SE ÀS IMAGENS. A RETOMADA DOS BORDADOS E DE TRABALHOS DE PEQUENAS DIMENSÕES COMO GRAVURAS E DESENHOS CARACTERIZA SEUS ÚLTIMOS ANOS DE PRODUÇÃO -DE 1990 A 1993, PERÍODO NO QUAL ESTAVA MAIS FRAGILIZADO PELA AIDS. A EXPOSIÇÃO INCLUI TAMBÉM O LANÇAMENTO DO DOCUMENTÁRIO 'SOB O PESO DOS MEUS AMORES'.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário