terça-feira, 10 de abril de 2012

ARQUIVO GAY: 'THE CELLULOID CLOSET'








O DOCUMENTÁRIO DE 1995 DIRIGIDO POR ROB EPSTEIN E JEFFREY FRIEDMAN É BASEADO NO LIVRO HOMÔNIMO DE VITO RUSSO. RESULTADO DE UM EXTENSA PESQUISA SOBRE A PRESENÇA DE PERSONAGENS LGBTs NOS FILMES, O LIVRO ACOMPANHA A EVOLUÇÃO DA ACEITAÇÃO GAY NA INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA AMERICANA. DOS PERSONAGENS AFETADOS, DA CENSURA IMPOSTA PELO CÓDIGO DE PRODUÇÃO DE HOLLYWOOD (O FAMIGERADO CÓDIGO HAYS), DOS PERSONAGENS IMPLICITAMENTE HOMOSSEXUAIS, DOS CRUÉIS ESTEREÓTIPOS -MAS TAMBÉM DOS AVANÇOS CONQUISTADOS NA DÉCADA DE 90.

NARRADO POR LILY TOMLIN (COM TEXTO DE ARMISTEAD MAUPIN), O FILME TRAZ DEPOIMENTOS DE TONY CURTIS, ARTHUR LAURENTS (VER MEMÓRIA),WHOOPI GOLDBERG, HARVEY FIERSTEIN, QUENTIN CRISP, GORE VIDAL, TOM HANKS, JOHN SCHELESINGER E SUSAN SARANDON, ENTRE OUTROS. SARANDON, POR EXEMPLO, COMENTA A FACILIDADE EM SE BEIJAR UMA DIVA COMO CATHERINE DENEUVE, NO CULT 'HUNGER'.

ENTRE OS TRECHOS DE FILMES EXIBIDOS, 'GENTLEMEN PREFER BLONDES'(1953) TRAZ UMA CENA ANTOLÓGICA: O NÚMERO DE JANE RUSSELL NUMA ACADEMIA ,ONDE OS RAPAZES SEMINUS SIMPLESMENTE A IGNORAM. JÁ EM 'SOME LIKE IT HOT' DESTACA-SE O DIÁLOGO FINAL, NO QUAL DAFNE, A PERSONAGEM VIVIDA POR JACK LEMMON, REVELA-SE UM HOMEM. 'NINGUÉM É PERFEITO!', CONCLUI SEU PRETENDENTE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário