segunda-feira, 4 de julho de 2011

ATITUDE: MULHERES QUE VIRAM HOMENS







AINDA POUCO DIFUNDIDOS SE COMPARADOS À SUA CONTRAPARTE MASCULINA, OS TRANSGÊNEROS FEMININOS VÊM GANHANDO ESPAÇO NA MÍDIA NOS ÚLTIMOS ANOS.
UM MARCO DESSA NOVA VISIBILIDADE CONQUISTADA PELAS MULHERES QUE VIRARAM HOMENS FOI A GRAVIDEZ DE THOMAS BEATIE, DIVULGADA EM MARÇO DE 2008 PELO SITE DA REVISTA GAY THE ADVOCATE. EM ABRIL DAQUELE ANO, THOMAS E A ESPOSA NANCY FORAM RECEBIDOS POR OPRAH WINFREY, QUE OS FELICITOU PELA CORAGEM. NÃO SEM RAZÃO: A QUESTÃO DA GRAVIDEZ ENTRE TRANSMEN É USUAL MAS INFELIZMENTE A COMUNIDADE MÉDICA MOSTRA-SE TÃO SURPRESA, DESINFORMADA E PRECONCEITUOSA COMO O PÚBLICO EM GERAL. OS BEATIES FORAM RECUSADOS POR OITO MÉDICOS ANTES DE ACHAREM UM QUE ASSUMISSE O ACOMPANHAMENTO DA GRAVIDEZ...

AS QUESTÕES LEGAIS TAMBÉM SÃO UM COMPLICADOR. JORDAN SWAN, 25(O BELO RAPAZ DE OLHOS AZUIS) E SUA NOIVA MAL HAVIAM SAÍDO DE UM CARTÓRIO EM OAKLAND, MICHIGAN, QUANDO FORAM CHAMADOS DE VOLTA. O CASAMENTO FORA CANCELADO PORQUE SWAN AINDA NÃO FIZERA A FALOPLASTIA (O CUSTOSO PROCEDIMENTO QUE CRIA A GENITÁLIA MASCULINA) - CONSTITUINDO, ASSIM, UM CASAL DO MESMO SEXO -ALGO AINDA ILEGAL EM BOA PARTE DOS ESTADOS UNIDOS.

ALGUNS NOMES DE DESTAQUE DA COMUNIDADE TRANSMEN:
- LOREN CAMERON: FOTÓGRAFO, AUTOR E ATIVISTA TRANSSEXUAL, REGISTROU SUA TRANSIÇÃO DE GÊNERO NO LIVRO 'BODY ALCHEMY: TRANSEXUAL PORTRAITS' (1996);
- JAMISON GREEN: EDUCADOR, ADVOGADO, PALESTRANTE E AUTOR DE ' BECOMING A VISIBLE MAN'. É INTERNACIONALMENTE RECONHECIDO COMO UM EXPERT EM POLÍTICAS DE ACONSELHAMENTO SOBRE ASSUNTOS TRANSGÊNEROS E TRANSSEXUAIS;
- BEN BARNES: PROFESSOR UNIVERSITÁRIO E PESQUISADOR ;
- BUCK ANGEL:O PRIMEIRO, MAIOR E TALVEZ ÚNICO ASTRO TRANSMAN DA INDÚSTRIA DE FILMES PORNÔ, É CONHECIDO COMO 'HOMEM COM VAGINA';
- CHAZ BONO: FILHO DA DIVA CHER COM SONNY, A EX-CHASTITY É CAPA DA EDIÇÃO DE VERÃO DA THE ADVOCATE (VER VIVÊNCIA).

2 comentários:

  1. Faltou João W. Nery que nasceu no Rio em 1950 e viveu até os 27 anos com um corpo de anatomia feminina. Formou-se em Psicologia e especializou-se em Sexologia, foi mestrando e lecionou em três universidades, além de ter mantido um consultório de psicoterapia. Aos 37 anos, assumiu a paternidade de seu filho não biológico. Hoje, este filho está com 25 anos, formado em Engenharia.
    É considerado o primeiro homem transexual operado no Brasil, quando as cirurgias ainda não eram legalizadas, durante a ditadura, em 1977. Por falta de uma legislação própria para a condição transexual, tirou nova documentação por conta própria, para poder se articular socialmente. Com a nova identidade masculina, perdeu todos os seus direitos anteriores, inclusive o seu currículo escolar e profissional, tornando-se um analfabeto. Passou então a exercer várias profissões para poder sobreviver: pedreiro, vendedor, cortador de confecção de roupas, massagista de shiatsu .
    É autor de dois livros autobiográficos, "Erro de Pessoa - Joana ou João" (1984, Editora Record) e "Viagem Solitária - Memórias de um Transexual 30 anos depois" (2011, Editora Leya) . Conta sua história no primeiro e faz uma atualização e continua sua história no segundo. Antonio Houaiss, prefaciando a primeira publicação, concluiu assim: “Leiam e humanizem-se”.
    Entre os integrantes desta história está o professor Darcy Ribeiro, considerado seu mentor intelectual.
    O livro Viagem Solitária já foi agraciado duas vezes: Prêmio Astra – da Associação de Travestis e Transexuais do RJ(2011) e pelo Prêmio da 10ª Parada Gay de São Paulo (2012).
    Após a publicação do seu segundo livro, João W. Nery foi convidado a dar seu depoimento para vários programas de televisão (De frente com Gabi, Superpop, Programa do Jô, A Liga, Balanço Final, Provocações, Canal Fiocruz entre outros) e alcançou visibilidade nacional. Deu entrevistas para jornais e revistas de circulação nacional e internacional e tem participado como palestrante em congressos, seminários e mesas redondas pelo Brasil, divulgando sua história e contribuindo para a reflexão sobre a diversidade sexual e seus direitos.

    ResponderExcluir
  2. REALMENTE FALTOU LHE MENCIONAR, JOÃO. VI UMA MATÉRIA NO JORNAL O POVO SOBRE SUA RECENTE VISITA À FORTALEZA PARA A MOSTRA CURTA O GÊNERO 2013. E FIQUEI IMPRESSIONADO -GUARDEI O TEXTO PARA UMA POSTAGEM FUTURA. É UMA HISTÓRIA DE VIDA QUE MERECE SER DIVULGADA. POSSO?

    ABRAÇÃO DE JOÃO PRA JOÃO, MEU!

    ResponderExcluir