segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
MEMÓRIA: DAVID LYNCH / A MORTE DO MAIS VISIONÁRIO DOS CINEASTAS
ÀS VÉSPERAS DE CELEBRAR 79 ANOS NO DIA DE HOJE, DAVID LYNCH MORREU NA QUARTA-FEIRA DA SEMANA PASSADA, DIA 15/01. UM DOS MAIS CRIATIVOS E OUSADOS CINEASTAS AMERICANOS, LYNCH TAMBÉM ERA ROTEIRISTA, ATOR, PRODUTOR, ARTISTA VISUAL E MÚSICO - E DESENVOLVEU UM ESTILO CINEMATOGRÁFICO PRÓPRIO.
O ESTILO LYNCHIANO É MARCADO POR TRAMAS ENGENHOSAS E SURREALISTAS, IMAGENS DE SONHOS,ELABORADO DESENHO SONORO E UMA CONCEPÇÃO VISUAL PECULIAR. NATURAL DE MONTANA, FOI CASADO QUATRO VEZES E DEIXA QUATRO FILHOS.
DONO DE UMA CARREIRA DIFERENCIADA, PRESTIGIADA E PREMIADA, RECEBEU UM OSCAR HONORÁRIO PELO CONJUNTO DA OBRA EM 2020 - APÓS QUATRO INDICAÇÕES POR 'THE ELEPHANT MAN' (1980), 'BLUE VELVET' (1986) E 'MULHOLLAND DRIVE' (2002), FILME QUE DEU A PALMA DE OURO DE MELHOR DIREÇÃO NO FESTIVAL DE CANNES. EM 1990 LEVARA A DE MELHOR FILME POR 'WILD AT HEART'.
OUTRO EXITOSO SUCESSO FOI A SÉRIE 'TWIN PEAKS' (1990-1992/2017), QUE LHE RENDEU O GLOBO DE OURO EM 1991. COMO SE NOTA, SAI DE CENA UMA DAS MENTES MAIS CRIATIVAS DA ARTE CINEMATOGRÁFICA. DESCANSE EM PAZ, DAVID LYNCH ..
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário