quinta-feira, 14 de julho de 2016

VIAGEM: RIO 2016 A BOÊMIA DA LAPA

TRAVEL: RIO 2016 - THE BOHEMIC LAPA
A ACLAMADA BOÊMIA CARIOCA NASCEU NO CENTRO DA CIDADE, MAIS PRECISAMENTE NA PRAÇA XI, LUGAR ONDE NASCEU O SAMBA E O CHORO - E POR MUITOS CONSIDERADO O BERÇO DA NOSSA CULTURA POPULAR. FALA-SE AQUI DAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO PASSADO.
DEPOIS VIERAM A PRAÇA TIRADENTES E A LAPA, QUE REINARAM ABSOLUTAS NAS NOITES CARIOCAS ATÉ O ÍNICIO DA DÉCADA DE 40, COM MADRUGADAS DE MITA MÚSICA E DANÇA EM SEUS CABARÉS, RENDEZ-VOUS, BARES E RESTAURANTES. A FAUNA, VARIADÍSSIMA, REUNIA ATÉ O AMANHECER MÚSICOS, COMPOSITORES, ARTISTAS, INTELECTUAIS, JORNALISTAS, PROSTITUTAS, MALANDROS E BOÊMIOS EM GERAL...
A DÉCADA DE 50 CHEGOU COM O SUCESSO DE COPACABANA, QUE ABRIGARIA NAS SUAS MUITAS BOATES O FINO DA NOSSA MÚSICA POPULAR E VERIA NASCER A BOSSA NOVA DE JOHNNY ALF, VINICIUS, TOM, JOÃO, NARA... NOS ANOS 60 ELA SE MUDARIA PARA O BAIRRO VIZINHO, IPANEMA, PARA DEPOIS CHEGAR AO LEBLON, EMBORA COM UM PERFIL MAIS DIFERENCIADO E DEIXANDO PARA TRÁS UMA LAPA EM DECADÊNCIA.
1997 MARCA O COMEÇO DO PROCESSO DE REVITALIZAÇÃO DO BAIRRO. LEFÊ ALMEIDA, PRODUTOR MUSICAL, ABRE O BAR COISA DA ANTIGA, OCUPANDO UM ANTIQUÁRIO DA RUA DO LAVRADIO, 100 - BATIZADO ASSIM EM HOMENAGEM AO SAMBA DE NEI LOPES E WILSON MOREIRA. EM 2000, VEIO O CARIOCA DA GEMA - CUJO NOME HOMENAGEIA UM SAMBA DE MAURO DUARTE E PAULO CÉSAR PINHEIRO. O SUCESSO DA CASA CONSAGROU A LAPA.
DESDE ENTÃO, COM MAIORES INVESTIMENTOS E UMA MAIOR PROJEÇÃO DOS ARTISTAS QUE SE APRESENTAM POR LÁ, VEIO A RECUPERAÇÃO DOS BELOS SOBRADOS E A GERAÇÃO DE MAIS EMPREGO E RENDA. E O CENTRO HISTÓRICO DO RIO VOLTA A SER O CENÁRIO PREFERIDO DA BOA BOÊMIA CARIOCA, TENDO A LAPA COMO GRANDE ESTRELA MAS ESPALHANDO-SE PELA GAMBÔA, CINELÂNDIA, ARCO DO TELES E PRAÇA TIRADENTES.
BARES E CASAS NOTURNAS VOLTANDO A SER PONTOS DE ENCONTRO DA MÚSICA E DA CULTURA, ATRAINDO MULTIDÕES PARA A REGIÃO - ALGO QUE A REVITALIZAÇÃO DA ZONA PORTUÁRIA PROMETE INCREMENTAR (VER VIAGEM/ JUN'16). NOS FINS-DE-SEMANA, AS PESSOAS OCUPAM AS RUAS E OS DIVERSOS BARES COM MESAS NA CALÇADA - A CAIPIRINHA NO BARRIL, POR SINAL, É UMA DAS ATRAÇÕES DO LUGAR.
DOIS FAMOSOS PALCOS DE SHOWS MUSICAIS ENCONTRAM-SE À SOMBRA DOS ICÔNICOS ARCOS QUE SÃO O SÍMBOLO DO BAIRRO: CIRCO VOADOR E FUNDIÇÃO PROGRESSO. A MÚSICA CLÁSSICA SE FAZ PRESENTE NA IMPONENTE SALA CECÍLIA MEIRELES, QUE FICA PRÓXIMA AO MUSEU DA IMAGEM E DO SOM - QUE ESTÁ SE MUDANDO PARA UMA BELÍSSIMA NOVA SEDE EM COPACABANA. NA PRAÇA TIRADENTES FICA O TRADICIONAL TEATRO JOÃO CAETANO, DE LONGA HISTÓRIA.
E, COMO SE A LAPA NÃO FOSSE SUFICIENTE, BASTA SUBIR OS DEGRAUS COLORIDOS DA ESCADARIA SELARÓN PARA SE CHEGAR A OUTRO BAIRRO ESPECIALÍSSIMO DO RIO: SANTA TERESA (VER VIAGEM/SET'09). BARES E RESTAURANTES PARA TODOS OS BOLSOS ADORNAM O CHARMOSO LUGAR, MUITOS DELES COM VISTAS MATADORAS PARA A CIDADE LÁ EMBAIXO...

Nenhum comentário:

Postar um comentário