quarta-feira, 25 de maio de 2016

RIO 2016: APÓS 92 ANOS, O RUGBY VOLTA AOS JOGOS OLÍMPICOS NA TERRA DOS TUPIS

APÓS 92 ANOS, O RUGBY VOLTA A FAZER PARTE DOS JOGOS OLÍMPICOS - ANTES, HAVIA PARTICIPADO NAS EDIÇÕES DE 1900 E 1924, AMBAS REALIZADAS EM PARIS, TERRA DO IDEALIZADOR DOS JOGOS, O BARÃO PIERRE DE CUBERTAIN.
"O RUGBY FAZ SEU RETORNO AOS JOGOS DE FORMA TRIUNFAL: SOMOS UM DOS ESPORTES COM MAIOR PROCURA POR INGRESSOS: EM 14º LUGAR ENTRE AS 42 MODALIDADES", ATESTA SAMIR ARAP SOBRINHO, PRESIDENTE DA CBRu (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE RUGBY).
COM PARTIDAS MAIS VELOZES E DINÂMICAS, QUE VALORIZAM O PORTE FÍSICO DOS JOGADORES, SERÁ A MODALIDADE SEVEN QUE ESTARÁ EM DISPUTA. INTEGRIDADE, DISCIPLINA, RSPEITO, SOLIDARIEDADE E PAIXÃO SÃO OS VALORES DEFENDIDOS POR SEUS ATLETAS.
NOSSA SELEÇÃO MASCULINA, OS TUPIS, TEM NO COMANDO O TÉCNICO ARGENTINO ANDRÉS ROMAGNOLI DESDE MEADOS DE 2014 - A EQUIPE PASSOU DO 45º PARA O 27º LUGAR NO RANKING MUNDIAL NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS. EM TEMPO: A SELEÇÃO FEMININA TAMBÉM É CONHECIDA POR TUPIS E SÃO DECACAMPEÃS SUL-AMERICANAS.
APESAR DA BAIXA POPULARIDADE, O RUGBY JÁ CONTA COM NOVE FEDERAÇÕES ESTADUAIS E 23 CLUBES NACIONAIS. DOIS TIMES OFICIAIS ESTÃO EM SÃO PAULO ENQUANTO TRÊS TÊM POR BASE O RIO. HÁ EQUIPES TAMBÉM EM MINAS GERAIS, BAHIA, DISTRITO FEDERAL, GOIÁS, MATO GROSSO, MATO GROSSO DO SUL, PARANÁ, RIO GRANDE DO SUL E SANTA CATARINA.
APESAR DE TER CHEGADO AO BRASIL JUNTO COM O FUTEBOL AINDA NO SÉCULO 19, NÃO TEVE A MESMA DIFUSÃO POR QUE , ATÉ OS ANOS 70, O RUGBY FICOU MUITO VINCULADO À COMUNIDADE BRITÂNICA. ATUALMENTE, O ESPORTE É PRATICADO EM CERCA DE 120 PAÍSES, MAJORITARIAMENTE DE COLONIZAÇÃO INGLESA - COMO AUSTRÁLIA, NOVA ZELÂNDIA, EUA E ÁFRICA DO SUL.
PORÉM É MUITO POPULAR EM DIFERENTES PAÍSES DOS CINCO CONTINENTES, COMO ARGENTINA, URUGUAI, FRANÇA, FIJI, QUÊNIA E JAPÃO - COMO SE VIU EM OUTUBRO DE 2015 NA COPA MUNDIAL DO ESPORTE DISPUTADA NA INGLATERRA - NA QUAL OS KIWIS, TIME NEOZELANDÊS LEVOU O TRICAMPEANATO. A PRÓXIMA, EM 2019, TERRA COMO PALCO O PAÍS DO SOL NASCENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário