segunda-feira, 28 de março de 2016

ATITUDE: A FLUIDEZ SEXUAL DA GERAÇÃO Z

ATTITUDE: THE SEXUAL FLUIDITY OF THE Z GENERATION
A GERAÇÃO Z, TAMBÉM CONHECIDA COMO GERAÇÃO PÓS-MILLENIUM OU GERAÇÃO TOUCH, É FORMADA POR JOVENS NA FAIXA DE 15 ANOS ESTÁ PROMOVENDO UMA REVOLUÇÃO DE COSTUMES. PARA ELES, CRESCIDOS NO UNIVERSO DIGITAL, NUNCA FOI TÃO NORMAL SER DIFERENTE E A CLASSIFICAÇÃO BINÁRIA DOS GÊNEROS FICOU OBSOLETA.
NÃO POR ACASO, DIFUNDE-SE ENTRE ELES A IDENTIFICAÇÃO SEXUAL PELO CHAMADO GÊNERO NEUTRO: EM VEZ DE AMIGO OU AMIGA, OPTA-SE POR AMIGX OU AMIGUE. NO TRADICIONAL COLÉGIO PEDRO II, AO LADO DO CAMPO A SER PREENCHIDO COM O NOME DE CADA ESTUDANTE, AS PROVAS TRAZEM A PALAVRA ALUNX! DESDE MARÇO PASSADO, O FACEBOOK DISPONIBILIZA 17 NOVAS OPÇÕES DE GÊNERO - E NOS EUA SÃO MAIS DE 50!
A FESTEJADA 'TEORIA QUEER' EMBASA ESSA MUDANÇA COMPORTAMENTAL. ELA SUSTENTA QUE A SEXUALIDADE É FLUIDA E AS PREFERÊNCIAS NESSA ÁREA PODEM MUDAR AO LONGO DA VIDA. UM HOMEM PODE PASSAR BOA PARTE DA VIDA SENTINDO-SE ATRAÍDO POR OUTROS HOMENS E MAIS TARDE MUDAR DE IDEIA - O QUE NÃO SIGNIFICA DIZER QUE COMEÇARÁ A GOSTAR DE MULHERES. "HÁ MUITAS OUTRAS POSSIBILIDADES DE GÊNERO E SEXO ALÉM DAQUELAS QUE FORAM APONTADAS NO NASCIMENTO", DIZ SAM BOUCIER.
BOURCIER, PROFESSOR DA UNIVERSIDADE DE LILLE, É UM DOS MAIS RESPEITADOS PORTA-VOZES DA TEORIA QUEER - BATIZADA COM A GÍRIA INGLESA , QUE SIGNIFICA ESTRANHO, ESQUISITO, USADA PARA SE REFERIR JOCOSAMENTE À NÓS, HOMOSSEXUAIS. NASCIDO MULHER, O PROFESSOR FRANCÊS NÃO SE IDENTIFICA COM NENHUM GÊNERO: RAZÃO PELA QUAL ADOTOU O NOME MASCULINO, QUE APRESENTA JUNTO COM O DE BATISMO, MARIE HÉLENE. CONFUSO ?
OS TEÓRICOS QUEER NÃO SE INSURGEM APENAS CONTRA A HETERONORMATIVIDADE ( VER ATITUDE / JAN'16) - A CHAMADA PRESSÃO SOCIAL PELA HETEROSSEXUALIDADE COMPULSÓRIA, A FORÇA CULTURAL QUE EMPURRARIA PARTE DA HUMANIDADE PARA DENTRO DO ARMÁRIO.
ELES SE INSURGEM TAMBÉM CONTRA O QUE CONSIDERAM DE 'HOMOSSEXUALISMO PADRONIZANTE' - SEGUNDO ELES, UM CONCEITO EQUIVOCADO PORQUE CONFINARIA EM ÚNICA CATEGORIA, A DOS HOMOSSEXUAIS, PESSOAS COM PREFERÊNCIAS SEXUAIS DIVERSAS. COMO OS HSH, HOMENS QUE FAZEM SEXO COM HOMENS OCASIONAL E CIRCUNSTANCIALMENTE - COMO OS TRABALHADORES DAS PLATAFORMAS DE PETRÓLEO.
SURGIDA NOS ANOS 90, A QUESTÃO DA FLUIDEZ SEXUAL AINDA GERA CONTROVÉRSIAS ENTRE ADEPTOS QUEER E MEMBROS DOS MOVIMENTOS LGBT. MUITOS GAYS (ENTRE OS QUAIS ME INCLUO) E LÉSBICAS DISCORDAM DA TESE DE QUE O DESEJO SEXUAL POSSA MUDAR DE DIREÇÃO AO LONGO DA VIDA.
MAS, COMO ATESTOU A FILÓSOFA AMERICANA JUDITH BUTLER, CRIADORA DA TEORIA, ESSA CONSTATAÇÃO NÃO DESTRÓI A TESE FUNDAMENTAL DA MESMA. NA VERDADE ELA É REFORÇADA PELO SEU CÁRATER INCLUSIVO: " O GÊNERO É, ANTES DE TUDO, UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL E NÃO ESTÁ, SOB NENHUMA FORMA, PRESO AO SEXO."

Nenhum comentário:

Postar um comentário