sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

DIVA: MARIA BETHÂNIA - 50 ANOS DE PÉS DESCALÇOS NO PALCO

DIVA: MARIA BETHÂNIA - 50 YEARS OF A BAREFOOT SINGER ON STAGE
13 DE FEVEREIRO DE 1965. ENFERMA, A VITORIENSE NARA LEÃO, MUSA DA BOSSA NOVA, É SUBSTITUÍDA NO PALCO POR UMA CANTORA DE 18 ANOS RECÉM-CHEGADA DA BAHIA. AO SOLTAR A VOZ EM 'CARCARÁ', MARIA BETHÂNIA CONQUISTA NÃO SÓ A FELIZARDA PLATÉIA DAQUELE ESPETÁCULO - MAS O PAÍS INTEIRO...
NASCIA UMA ESTRELA! EM JUNHO DO MESMO ANO, A BAIANA JÁ LANÇAVA SEU PRIMEIRO ÁLBUM PELA GRAVADORA RCA (ATUAL SONY BMG). NO REPERTÓRIO, ALÉM DA ICÔNICA MÚSICA DE JOÃO DO VALE, CANÇÕES COMO 'MORA NA FILOSOFIA', 'ANDALUZIA', 'FEITIO DE CORAÇÃO' E 'SOL NEGRO' -ESTA EM DUETO COM A AMIGA GAL COSTA (VER DIVA/JAN'12). 'ÁLIBI', SEU ÁLBUM LANÇADO EM 1978, VENDE MAIS DE 1 MILHÃO DE CÓPIAS E QUEBRA UM TABU: NUNCA UMA CANTORA VENDERA TANTO.
COUBE AO DIRETOR FAUZE ARAP VALORIZAR A TEATRALIDADE E A INTENSIDADE DAQUELA INTÉRPRETE ÍMPAR, COM SUA VOZ GRAVE E FORTE, UNINDO MÚSICA, TEATRO E POESIA. O SHOW 'ROSA DOS VENTOS' (1971) MARCA ESSA INTERAÇÃO QUE VIRARIA MARCA REGISTRADA DA ESTRELA. PELA PRIMEIRA VEZ, POESIAS DE FERNANDO PESSOA FORAM REORGANIZADAS PELA LEITORA VORAZ ("NOSSA CASA ERA FORRADA DE LIVROS...") E MOLDADAS PARA TIRAR O FÔLEGO DO PÚBLICO AO FINAL DO PRIMEIRO ATO.
O RESULTADO DESSA COMBINAÇÃO MÁGICA FOI BEM DEFINIDO POR CLARICE LISPECTOR: " FAÍSCAS NO PALCO!" FAÍSCAS QUE NÃO PARARAM DE INCENDIAR PLATÉIAS DESDE ENTÃO. E QUE, EM JANEIRO PASSADO, INICIOU NO RIO A TURNÊ DO SHOW QUE CELEBRA SEUS 50 ANOS DE CARREIRA. "ABRAÇAR E AGRADECER" FOI CONCEBIDO PELA BAIANA COM CENOGRAFIA DE BIA LESSA, COM 39 CANÇÕES DISTRIBUÍDAS EM DOIS ATOS.
COMO SE PERCEBE PELO NÚMERO DE ABERTURA, MAIS UM ESPETÁCULO ARREPIANTE DE UMA CANTORA DE TRAJETÓRIA MARCADA PELA LIBERDADE, PELO OLHAR VOLTADO PARA O BRASIL DO INTERIOR E PELO GOSTO POR CANÇÕES POPULARES ROMÂNTICAS. "QUERO TOCAR O CORAÇÃO DAS PESSOAS. NASCI PARA FAZER ISSO. SEJA UMA CANÇÃO DE AMOR, SEJA UMA CANTIGA EM FAVOR DO ÍNDIOS... É LINDO SER UMA INTÉRPRETE QUE JOGA O VENENINHO E DEIXA A PESSOA SE VIRAR", DIZ A DIVA DOS PÉS DESCALÇOS.
UM SHOW INESQUECÍVEL? 'TEMPO TEMPO TEMPO TEMPO', DE 2005, QUE CELEBRAVA OS QUARENTA ANOS DE CARREIRA. PRINCIPALMENTE POR QUE 'ORAÇÃO AO TEMPO' É A MINHA MÚSICA FAVORITA DO MANO CAETANO. ELA SURGE NO PALCO, FAZ UMA INTRODUÇÃO COM UMA CURTA E BELA CANÇÃO, RECITA UM TEXTO E ENTOA OS PRIMEIROS VERSOS: " ÉS UM SENHOR TÃO BONITO ... QUANTO A CARA DO MEU FILHO..." LINDO DEMAIS!!! ARREPIOU AO ASSISTIR AO VIVO E AINDA ARREPIA AO REVER EM VIDEO. COISAS DE BETHÂNIA ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário