segunda-feira, 22 de setembro de 2014

VIAGEM: BRASÍLIA

TRAVEL: BRASÍLIA
CIDADE PLANEJADA, BRASÍLIA SEGUE IMPRESSIONANDO QUEM A VISITA COM AQUELA BELEZA CRIADA PELO HOMEM NO MEIO DO NADA. O TRAÇADO SIMPLES E BELO DE LÚCIO COSTA FACILITA A VIDA: SETORIZADA, AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES ESTÃO AO LONGO DO EIXO MONUMENTAL. PARTINDO DA RODOVIÁRIA, SITUADA NA CONFLUÊNCIA DO EIXÃO COM AS ASAS NORTE E SUL, NA DIREÇÃO LESTE EXTENDE-SE A ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS. DO LADO NORTE PERFILAM-SE O COMPLEXO CULTURAL DA REPÚBLICA, A CATEDRAL, MINISTÉRIOS E O PALÁCIO DO ITAMARATY. ENTÃO CHEGA-SE À PRAÇA DOS TRÊS PODERES, DELIMITADA PELOS PALÁCIOS DESENHADOS POR NIEMEYER: DO CONGRESSO, DO PLANALTO E DO STF. MAIS ALÉM, JUNTO AO LAGO PARANOÁ, FICA O BELÍSSIMO PALÁCIO DA ALVORADA.
AO LONGO DA PISTA SUL DO EIXÃO ESTÃO O PALÁCIO DA JUSTIÇA, MAIS MINISTÉRIOS E O TEATRO NACIONAL. EM FRENTE, FICA O MAIS ANTIGO SHOPPING DA CIDADE- O CONJUNTO NACIONAL. AO LONGO DAS ASAS FICAM AS ACLAMADAS SUPERQUADRAS, UMA PROPOSTA DE MORADIA COM PRÉDIOS DE SEIS PAVIMENTOS INTERCALADOS POR PARQUES E VIAS DE CIRCULAÇÃO INTERNA - ANDAR POR ELAS É PERCEBER A QUALIDADE DE VIDA IMPLÍCITA NO PROJETO ORIGINAL. GOSTEI, PARTICULARMENTE DA RELEITURA DAS VILAS OPERÁRIAS FEITAS POR LÚCIO COSTA: AS CASAS SÃO VOLTADAS PARA UM JARDIM FRONTAL E DIVIDEM UMA VIA DE SERVIÇO NOS FUNDOS...
EM MEIO A ESSAS QUADRAS ESTÃO PÉROLAS COMO A IGREJINHA DE N. SRA. DE FÁTIMA, PROJETADA A PEDIDO DE SARA KUBISTSCHEK; O SANTUÁRIO DOM BOSCO E O MERCADO 153 - UMA RELEITURA DOS TÍPICOS MERCADOS MUNICIPAIS. O METRÔ DE BRASÍLIA CORRE SOB AS VIAS CENTRAIS DAS ASAS NORTE E SUL E SEGUE, JÁ NA SUPERFÍCIE, PARA AS CIDADES SATÉLITES. CEILÂNDIA, POR EXEMPLO, É UM MAR SEM FIM DE PEQUENAS CASAS COM TELHADOS DE AMIANTO! NO OUTRO EXTREMO, CHEGA-SE A ÁGUAS CLARAS, O PRINCIPAL VETOR DE CRESCIMENTO URBANO DA CIDADE. UM BAIRRO EXTREMAMENTE VERTICALIZADO QUE ATENDEU A DEMANDA QUE AS ZONAS RESIDENCIAIS DO PLANO PILOTO, TOMBADO, NÃO MAIS COMPORTAM.
VOLTANDO AO EIXO MONUMENTAL E SEGUINDO NA DIREÇÃO OESTE, FICAM AS ZONAS HOTELEIRAS NORTE E SUL, A TORRE DE TV , O CENTRO DE CONVENÇÕES ULISSES GUIMARÃES, O ESTÁDIO MANÉ GARRINCHA E O MEMORIAL JK. PRÓXIMO FICA O PARQUE DA CIDADE, UMA DAS MAIORES ÁREAS VERDES URBANAS DO MUNDO. JÁ O PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIA, MAIS CONHECIDO COMO ÁGUA MINERAL, FICA EM MEIO A 42300 HECTARES DE MATA NATIVA E CONTA COM DUAS PISCINAS NATURAIS E TRILHAS.
O FAMOSO PÔR-DO-SOL DO PLANALTO CENTRAL MERECE SER ADMIRADO DOS MIRANTES DE UMA DAS TORRES DE TV - INAUGURADA EM 2012, A TORRE DE TV DIGITAL FOI UM DOS ÚLTIMOS E POLÊMICOS PROJETOS DE NIEMEYER E TEM MIRANTES COBERTOS POR CLARABÓIAS DE VIDRO. OUTRA OPÇÃO É O PONTÃO DO LAGO SUL, REPLETO DE BARES E RESTAURANTES E UM BELO CALÇADÃO À BEIRA-LAGO. CIDADE RICA, BRASÍLIA CONTA COM UMA DAS MAIORES FROTAS DE BARCOS DO PAÍS... COROANDO A BELEZA DO PARANOÁ, A ESCULTÓRICA PONTE JK REPRODUZ, EM CONCRETO E AÇO, O POÉTICO RESVALAR DE UMA PEDRA ATIRADA NA ÁGUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário