terça-feira, 12 de agosto de 2014

ARQUIVO GAY: THE IMPORTANCE OF BEING 'WILDE'

'WILDE'(1997), DE BRIAN GILBERT, BASEIA-SE NA MAGISTRAL BIOGRAFIA ESCRITA POR RICHARD ELLMANN. E TRAZ UM ELENCO ESTELAR ENCABEÇADO POR STEPHEN FRY. SE FRY É WILDE, APENAS VANESSA REDGRAVE PODERIA SER SUA EXUBERANTE MÃE, FRANCESCA SPERANZA WILDE - QUE TROCOU O PROSAICO NOME DE BATISMO (JANE) POR UM QUE MELHOR INVOCASSE SUA ALARDEADA DESCENDÊNCIA DE DANTE. COMO SE NOTA, 'FLAMBOYANCE' ERA UMA CARACTERÍSTICA FAMILIAR.
O FILME COMEÇA COM A VIAGEM DO AUTOR AOS ESTADOS UNIDOS, ONDE VISITA UMA MINA - E REVELA QUE O RECEIO DE ESTAR ALI, SOB A TERRA, HAVIA SE DISSIPADO COM A CALOROSA ACOLHIDA DOS MINEIROS. TINHA ENTÃO 27 ANOS E AOS 33 TERIA SUA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA HOMOSSEXUAL COM ROBERT ROSS (MICHAEL SHEEN), UM OXFORDIANO DE 17 ANOS QUE PERMANECERIA SEU AMIGO LEAL POR TODA A VIDA. EM BUSCA DE RESPEITABILIDADE, CASA-SE E TORNA-SE PAI DE DOIS MENINOS.
WILDE CONCILIAVA À POSE DE INDOLENTE UMA CAPACIDADE DE TRABALHO INTENSA. EM 1891 ELE PUBLICA DOIS LIVROS - UM CONTENDO ENSAIOS CRÍTICOS E 'O RETRATO DE DORIAN GRAY'-, ENQUANTO ESCREVE SUA PRIMEIRA PEÇA DE SUCESSO, 'LADY WINDERMERE'S FAN', E BOA PARTE DE 'SALOMÉ'. A EMPATIA COM O PÚBLICO SERÁ TESTADA POR SUA RELAÇÃO COM LORD ALFRED DOUGLAS (JUDE LAW). PROMÍSCUO, JÁ SENDO CHANTAGEADO QUANDO SE CONHECERAM, 'BOSIE' INTRODUZ WILDE NO MUNDO DOS GAROTOS DE PROGRAMA, CUJOS TESTEMUNHOS SELARIAM SEU DESTINO NO JULGAMENTO DE 1895.
UM VIDEO COM O TRECHO DO JULGAMENTO ONDE ELE FALA DO 'AMOR QUE NÃO OUSA DIZER SEU NOME' SERÁ POSTADO AMANHÃ. O FILME ESTÁ DISPONÍVEL NO NETFLIX. EM 2014, POR SINAL, CELEBRAM-SE OS 160 ANOS DE NASCIMENTO DO AUTOR IRLANDÊS ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário